15 DE NOVEMBRO: TEMOS O QUE FESTEJAR ? –

O Brasil é um país muito novo e com fraca identidade nacional. O problema de não crescermos está no povo que nos transformamos e não na República.

Difícil de dizer quando começamos a chorar o Dia de Finados da falada Nova República. Talvez com a ascensão do populismo? Ou das generosidades sociais e o desequilíbrio entre direitos e deveres? Ou ainda, com a implantação de uma “República sindicalista”?

Os historiadores vão nos cobrar a inação e leniência com todos os crimes em que se envolveram as autoridades de plantão. E também, em quase todos as empresas e nos órgãos públicos.

Precisamos mudar o formato desse “serviço público”, em todas as áreas. Admitir a incompetência do Estado em prover os serviços básicos de educação, saúde e segurança. Municipalizar mais os serviços, acabar com as desnecessárias representações dessa “máquina burocrática” nos Estados e Municípios. E desfazer essa excessiva concentração de recursos no Poder Central e nos demais Poderes que não o Executivo.

O caminho é longo. Temos que dar o primeiro passo. Espero que essa “Micro Reforma Trabalhista” seja mantida e que nós possamos aprender a escolher nossos representantes, por méritos e não por bondades passageiras.
É o meu ponto de vista.

 

Eliéser Girão Monteiro FilhoEx-secretario de Segurança do RN 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *