Dentre os cinco navios gregos notificados pela Marinha do Brasil na investigação sobre o vazamento de óleo, dois não transportaram petróleo da Venezuela no período de julho até setembro. Entre os três que chegaram a transportar óleo venezuelano, apenas um (o Bouboulina) teria passado pelo litoral nordestino antes do dia 30 de agosto, quando as primeiras manchas foram registradas pelo Ibama.
As informações sobre a carga e a trajetória dos cinco navios notificados foram fornecidas, a pedido do Portal G1, pela empresa de inteligência de dados Kpler, com base nos dados da notificação divulgados pela Delta Tankers, empresa proprietária do navio Bouboulina.
O Bouboulina foi apontado pela Polícia Federal, na sexta-feira (1º), como o principal suspeito de ter causado o desastre ambiental que já atinge mais de 350 localidades. Apesar disso, a Marinha informou que as investigações continuam e que 30 navios foram notificados.
A Delta informou nesta terça-feira (5) que o Bouboulina foi notificado pela Marinha do Brasil junto com outras quatro embarcações gregas. São estes os cinco navios:
A Petrobras disse, no último dia 25, que o material encontrado nas praias nordestinas é petróleo bruto originário de três diferentes campos da Venezuela.
Dentre os três navios gregos notificados que carregaram petróleo venezuelano, apenas o navio Bouboulina esteve próximo à costa da Paraíba com essa carga antes do dia 30 de agosto, quando as primeiras manchas foram registradas.
Os outros navios ou passaram carregando petróleo em datas posteriores à mancha, ou então passaram sem esse tipo de carga.
Os cinco navios notificados pela Marinha por meio do Ministério de Assuntos Marítimos da Grécia tiveram rotas diferentes, segundo dados da Kpler. Abaixo, mais detalhes da rota de cada um deles, em relação ao dia em que as manchas foram observadas.
Maran Apollo
Depois de descarregar, no final de junho, uma carga de petróleo cru da África Ocidental na China, o navio petroleiro Maran Apollofoi para a América do Sul contornando a Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele estava sem carga quando passou ali, em 31 de julho, e depois navegou a cerca de 300 km da costa da Paraíba no dia 9 de agosto.
Ele seguiu para Porto de José, na Venezuela, onde buscou carga de óleo cru do tipo Merey 16 entre os dias 17 e 20 de agosto.
A mancha de petróleo cru apareceu no Nordeste brasileiro em 30 de agosto.
Mas o navio só passou de novo pela costa da Paraíba no dia 3 de setembro, desta vez carregado com óleo venezuelano, que foi descarregado na Malásia entre os dias 19 e 20 de outubro.
Maran Libra
Já o navio Maran Libra descarregou petróleo dos Emirados Árabes Unidos na China no dia 21 de maio e depois foi para a Venezuela. O navio contornou a Cidade do Cabo em 14 de agosto e, então, passou a 300 km da costa da Paraíba em 26 de agosto, sem carga.
A mancha de petróleo cru apareceu no Nordeste brasileiro em 30 de agosto.
Entre os dias 3 e 9 de setembro, ele buscou uma carga de cerca de 2 milhões de barris de petróleo Merey em Porto de José, na Venezuela. Depois, navegou em direção à Índia passando a 500 km da Paraíba no dia 22 de setembro, desta vez carregado com petróleo venezuelano.
Minerva Alexandra
O Minerva Alexandra buscou carga de óleo combustível (DPP) dos Estados Unidos e das Bahamas no fim de julho e depois navegou para Cingapura, contornando a Cidade do Cabo. O navio-tanque passou com essa carga a cerca de 500 km da costa da Paraíba em 18 de agosto.
A mancha de petróleo cru apareceu no Nordeste brasileiro em 30 de agosto.
Ele foi descarregado em Cingapura no dia 17 de setembro. Atualmente, está carregando óleo cru de Supsa, na Geórgia.
Cap Pembroke
Fonte: G1
A Marinha do Brasil disponibilizou dois números de telefone para denúncias relacionadas à segurança da…
Viajar de avião com animais requer planejamento, desde a compra da caixa de transporte adequada…
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para hoje (26) e sexta-feira (27) é de…
As famílias começaram a enterrar os corpos das vítimas do acidente que matou 41 pessoas…
Bem no meio da selva de pedra que é Nova York, o "novo" habitante já está…
O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no…
This website uses cookies.