O 4º Fórum do Turismo do Rio Grande do Norte, promovido pela Argus Eventos de Turismo, com o apoio do governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sebrae-RN, Sistema Fecomércio, Natal Convention & Visitors Bureau, Coohotur e Banco do Nordeste, acontece nesta quarta e quinta-feira (13 e 14 de março) no pavilhão Morton Mariz, do Centro de Convenções de Natal/RN.

A abertura acontece agora, às 9h, com o Coral da Fecomércio, que faz uma apresentação de boas vindas enquanto os participantes se credenciam. Na entrada do auditório acontece também a exposição virtual de fotos turísticas de Natal pelas lentes do fotógrafo Canindé Soares.

Após a solenidade oficial de abertura do evento, às 9h45, o Fórum será iniciado com a palestra “Gestão do Turismo e atração de grandes eventos”, proferida por Caio Luiz de Carvalho, que foi ministro de Turismo, presidente da Embratur, presidente da SP Turis e presidente da Paulistur vai tratar da importância dos eventos para o desenvolvimento turístico de uma cidade. Falará também sobre os entraves burocráticos e como superá-los, no âmbito do poder público.

Representantes das entidades do turismo do RN irão debater sobre o destino Natal: Enrico Fermi (presidente da ABIH Nacional), Sandro Pacheco (presidente da Emprotur), George Costa (presidente do Natal Convention & Visitors Bureau) e George Gosson (coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-RN). A discussão será moderada pela presidente do Fórum Nacional dos Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria, professora da UnP, Jurema Dantas.

Em seguida, às 11h, haverá a palestra motivacional do fundador da CVC Viagens e presidente da GJP Hotéis & Resorts, Guilherme Paulus, sobre seu empreendedorismo e história de sucesso em sua área de atuação.

Na parte da tarde da quarta feira representantes dos pólos turísticos do RN (Costa das Dunas, Seridó, Agreste/ Trairi, Serrano e Costa Branca) se reúnem, pela primeira vez para debater sobre “Políticas públicas no turismo: roteirização e regionalização”. O palestrante é Vinícius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas do Turismo.

Fechando o primeiro dia do Fórum, às 17h, diretores e coordenadores da faculdades de Turismo de Natal vão falar sobre experiências bem sucedidas no setor, com o painel “Turismo: Multidisciplinar por excelência”.  A professora Lissa Ferreira da UFRN será a moderadora do painel que, além de tratar sobre o mercado do turismo, vai apresentar cases de sucessos como da ex-aluna potiguar, atualmente responsável pelo setor de Turismo de uma grande empresa nacional, em São Paulo, Adriana Cavalcanti.

Na quinta-feira (14), segundo e último dia do Fórum, Sebrae e SENAC apresentam durante a manhã os projetos “Caminhos de Pium” e “Senac em campo: oportunidades de capacitação para a Copa 2014”, respectivamente.

Às 14h, abrindo a programação vespertina do Fórum, a palestra  “Turismo de incentivo: como Natal poderá explorar este filão?”,  com Ibrahim Georges Tahtouh, diretor da IT Mice Travel Solutions.

Às 15h30, acontece o debate Como fortalecer o destino Natal?”, que tratará da promoção e da divulgação do destino Natal no mercado nacional, assim como da necessidade permanente de estratégias para captar eventos serão alguns dos itens abordados.

Em seguida, Antonio Roberto Rocha, da Argus Eventos, apresenta o “Salão de Turismo Rota 101 Nordeste: integração como referência”, explicando sobre este evento programado para o mês de julho, em que o foco é a integração entre quatro estados nordestinos (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).

O pós-Copa 2014 do estádio Arena das Dunas será debatido, durante o 4º Fórum de Turismo do RN, encerrando o ciclo de palestras com o painel com Charles Maia, diretor-presidente do consórcio Arena das Dunas que destacará a interação e a integração da população com a Arena. Além de pistas para caminhada ou corrida, o estádio será modulado para grandes e médios shows, assim como abrigará congressos, convenções e feira de produtos.

O painel terá como debatedores Hélder Cavalcanti (diretor do Senac-RN), João Nilton Castro Martins (superintende do Banco do Nordeste no RN), Ramzi Elali (presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN) e Roberto Bezerra (diretor da Destaque Promoções). Este último está fazendo um levantamento do que representam os shows no cronograma financeiro de algumas Arenas  multiuso no Brasil. Um dos focos da pesquisa de Bezerra é o estádio do Morumbi, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *