A Mostra de Cinema de Gostoso abriu nesta quinta-feira (7) inscrições para filmes de todos os gêneros que queiram participar da 9ª edição do evento, que ocorre entre 4 e 8 de novembro.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do festival até 11 de setembro.
Podem se inscrever filmes de todos os gêneros (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes) desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de 2021.
A direção geral e curadoria são de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld.
Mostra de cinema
Ao longo de cinco dias, a 9ª Mostra de Cinema de Gostoso vai exibir alguns dos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos mais de 40 filmes, entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Toda a programação é gratuita.
Também serão realizados debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual.
Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.
O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva. Com 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1.
Cursos de Formação
Nos meses que antecedem a mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013 foram ministradas 47 oficinas e produzidos 21 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra de Cinema de Gostoso e em diversos festivais no país e no exterior.
Por essa experiência, em 2015 foi criado Coletivo Nós do Audiovisual por alunos dos projetos, com o objetivo de ampliar as possibilidades e almejar a profissionalização.
Em 2022 será criada uma nova turma e serão realizadas oficinas que incluem Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção, Fotografia e a realização de dois curtas-metragens.
Fonte: G1RN