A 200 dias dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo local limitou nesta segunda-feira (4) o horário de restaurantes e pediu aos moradores que evitem passeios não urgentes e não essenciais após as 20h devido ao crescimento de casos de Covid na capital japonesa.
Pressionado pelos governadores de Tóquio e de três departamentos próximos, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou que o governo “contempla” decretar um novo estado de emergência na grande Tóquio após o aumento da taxa de infecção e afirmou que a situação é “muito grave”.
A agência de notícias Kyodo afirmou, citando fontes do governo, que o estado de emergência deve começar na sexta-feira (8) e durar pelo menos até o fim do mês.
Suga reiterou o compromisso de Tóquio para organizar a Olimpíada, que foi adiada de julho de 2020 para este ano devido à pandemia, e afirmou que organização do evento será “uma prova de que a humanidade venceu o vírus”.
Na quinta-feira (31), o país superou pela primeira vez a marca de 4 mil novos infectados em 24 horas. Nesta segunda, Tóquio registrou 884 casos adicionais e o número de pacientes hospitalizados em estado grave, que precisam de respiração artificial, subiu para 108 — um recorde.
No sábado (2), quatro governadores pediram ao governo que declare um novo estado de emergência, como os de abril e maio de 2020, mas o governo hesitava por temer uma nova queda da economia, que se retraiu nos últimos três trimestres.
O primeiro-ministro, que é alvo de muitas críticas pela gestão do governo da pandemia, disse esperar que a campanha de vacinação contra Covid comece no fim de fevereiro e afirmou que será um dos primeiros a receber a vacina.
Suga admitiu que “uma mensagem mais contundente é necessária” e disse que “o governo contempla decretar estado de emergência com medidas que permitirão reduzir os contágios em bares e restaurantes”.
Ele fez um apelo à população para que evite saídas não indispensáveis e disse que o governo se prepara para modificar a legislação para conseguir punir os estabelecimentos que não respeitarem as ordens de redução do horário de funcionamento ou de fechamento temporário.
Sobre as vacinas, o primeiro-ministro japonês afirmou que o governo aguarda dados precisos das farmacêuticas americanas até o fim do mês e a vacinação pode começar no fim de fevereiro. Os primeiros vacinados serão os profissionais da saúde, os idosos e os funcionários de casas de repouso, além do primeiro-ministro.
Fonte:G1
Natal comemora 425 anos de história nesta quarta-feira (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato…
Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau,…
Um "rolezinho" terminou com 13 motocicletas apreendidas pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (25), dia de…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (24) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, um…
Um hotel e creche de cães de Natal realizou um ensaio fotográfico de formatura com alguns…
O Brasil assume a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem…
This website uses cookies.