A CURA DA ALMA E DO CORPO: A FELICIDADE PLENA –
“Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.”
O apóstolo João nos conta que Jesus chegou ali e se compadeceu de um paralítico que há trinta e oito anos vinha ali na tentativa de ser curado e o curou.
Assim como naquele tanque, as igrejas de hoje estão cheias de gente à procura de um milagre, de um alívio para suas dores, de um refrigério para sua alma. A presença do Espírito Santo está em todo lugar, pois Deus preenche todos os espaços. Porém, é necessário que saibamos o que queremos de Deus, porque não se cura o corpo, se alma continua enferma. É necessário cuidarmos da alma para que tudo em nós seja são.
Mais tarde Jesus encontrou aquele homem no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.
O que acontece com a maioria de nós é que queremos os benefícios da paz sem buscar a paz interior; queremos gozar os prazeres da vida sem, antes, conhecer a Fonte de onde emana a verdadeira felicidade; queremos ser felizes sem libertar-nos da ilusão, do apego aos vícios e prazeres materiais; queremos viver o amor sem antes ser canal do verdadeiro amor que procede de Deus.
Muitas igrejas estão cheias de pessoas que buscam o Reino de Deus na satisfação de suas necessidades materiais, do corpo, como se a vida se resumisse a esta dimensão. Ocorre que a vida é um todo, o que se manifesta no corpo provém da alma. Não tem como separar. O homem vive a vida que projeta. Cada um colhe o que planta.
Deus está em tudo e em todos, mas cabe a cada um buscar se harmonizar com Ele.
“Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la”, nos assegura o Cristo-Jesus.
Portanto, devemos seguir os ensinamentos do nosso Mestre Jesus, pois só assim alcançaremos a comunhão dos santos, e viveremos, aí sim, as virtudes e bênçãos a nós preparadas desde sempre.
Como nos assegura o Cristo: “busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e tudo o mais lhes será acrescentado”.
Que a paz e amor do Cristo nos envolvam a todos! Amém!
Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão