A IMPORTÂNCIA DAS FESTIVIDADES PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA –
A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, é uma instituição que atua na assistência e no acompanhamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares em situação de vulnerabilidade social e econômica, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e qualidade de vida.
Dentre os projetos existentes na Casa, está o Novo Rumo o qual foi criado com o objetivo de favorecer um espaço de capacitação e geração de renda para as acompanhantes das crianças em tratamento, sendo coordenado pelo setor de artes da instituição. O referido projeto tem se auto sustentado por meio da produção e comercialização de produtos artesanais fabricados pelas beneficiadas (mães/acompanhantes).
Todo mês, essas mulheres são capacitadas a desenvolverem trabalhos artesanais que perpassam pelas mais variadas técnicas, possibilitando assim, uma rotatividade no aprendizado, o que facilita também para que elas possam aumentar a sua criatividade. Dentre as atividades oferecidas, elas possuem mais afinidade com a costura e o artesanato, porém, outras atividades estão incluídas na dinâmica da sala, a fim de oferecer as mais diversas possibilidades de fonte de renda.
Além das capacitações que ocorrem no decorrer do ano, o setor também é responsável por decorar a instituição nas festividades. Essa atividade não foi destinada as mães/acompanhantes de forma aleatória, mas sim, com o propósito de demonstrar a essas mulheres mais uma forma de gerar fonte de renda, levando em consideração que toda festa independente de qual época do ano ou temática, depende de dois eixos para acontecer: decoração e culinária.
Trazendo as mães e acompanhantes para a decoração da Casa, podemos ensinar a essas mulheres a diversidade de materiais e a pluralidade de decorações que pode ser utilizada em cada festividade que ocorre durante o ano, mostrando a elas mais uma oportunidade de incrementar sua renda familiar através dos trabalhos manuais. Um exemplo de como essa atividade vem gerando frutos são as mães M.L e I.F que se juntaram para oferecer seus trabalhos em festas de aniversário, uma utilizando os aprendizados que foram ofertados no curso de culinária, oferecendo bolos e salgados e outra na parte de decoração.
Assim, as ações desenvolvidas na instituição têm permitindo espaços de protagonismo dessas mulheres, ao se descobrirem enquanto detentoras de um novo ofício, resgatando a dignidade ao se inserirem no mercado de trabalho e assim, poderem estabelecer economicamente um novo curso para as suas vidas e de suas famílias.
Patrícia Oliveira Araújo – Arte Educadora – Casa Durval Paiva