A MEGA DA VIRADA –
Estou eu trabalhando no dia 31 de dezembro. Confesso que em 47 anos de vida é a primeira vez que isto acontece. Será que me tornei adulta? Talvez seja isso. Sendo dentista e professora, sempre estive em recesso neste período. Agora, em outra atividade acadêmica, as responsabilidades mudaram e cá estou eu, com o crachá pendurado no pescoço e ligada constantemente às telas do celular e do computador. Ao refletir sobre isso, percebo minha testa franzida e meu coração palpitando. Eu continuo uma criança em muitos aspectos. Precisamos ser crianças sempre, para tudo ser mais leve, mais honesto, mais simples…
Enfim, estou eu sentada diante do computador, respondendo aos e-mails escassos deste dia e anotando em todos os planners (diário, semanal e mensal) minhas propostas para janeiro de 2022. Propostas, sim. O que mais aprendi com esta pandemia é que planejamos mil coisas, porém são os planos dEle que contam.
- Senhor, aqui estão minhas decisões, mas que as Suas sejam as que aconteçam!
De repente, uma fofa para diante da minha mesa e pergunta sem rodeios:
- Professora, se eu ganhar na mega sena vou dar um presente para cada um daqui. O que você quer?
Não pestanejei:
- Uma viagem para Paris com direito a acompanhante. Combinado?
- Sim, combinado.
Ela saiu com um sorriso no rosto e eu fiquei sorrindo também, pensando na época que gostaria de ir. Rolland Garros? Olimpíadas? Natal e Reveilon? Primavera?
Amo Paris e suas nuances, sua correria enlouquecida, a convivência harmônica entre moradores e turistas, o cheiro de crepes em suas esquinas, os cachorrinhos chiques perambulando presos por suas coleiras àquelas mulheres esguias, a história contada em cada ponte, monumento, praça, parque, calçada.
- É, fiz uma boa escolha do meu presente!, concluí sorrindo.
Quem nunca sonhou com o prêmio da Mega? Com a mudança de vida? Em poder ajudar ao próximo ou ao não tão próximo, mas, mesmo assim, poder mudar a realidade de alguém?
Acho que é essa a magia da Mega. O sonho de muitos e a concretização para tão poucos.
Bem, o que importa é o sonho. Isto está valendo. E eu, fiquei aqui refletindo em quanto tempo conseguiríamos renovar o passaporte…
Feliz 2022!
Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista, professora universitária e escritora