A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS, COM O NOSSO SEMELHANTE E COM O MUNDO – 

“Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.”

– O Apóstolo João, o apóstolo do amor, nos ensina que não há como amar a Deus e odiar o próximo, porque ninguém pode amar tendo ódio no coração. Além do mais, somos uma unidade. Todos somos filhos de Deus, estejamos conscientes disso ou não.

– Aquele que despertou do sono da ignorância anda na luz, isto é, seus olhos se abriram para a verdade e a luz da sabedoria divina ilumina a sua mente, o seu caminho; esse sabe quem é e sabe que todos nós procedemos do mesmo Pai Celeste; já não é enganado pela ilusão, que nos faz pensar sermos separados uns dos outros. Esse ama sabendo porque ama. Esse sabe que só o amor é capaz de resgatar seu irmão do erro, do engano, que o faz agir mal e se afastar de Deus – que é o puro amor.

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

– É bom que façamos aqui um esclarecimento: quando o Apóstolo João se refere ao mundo, ele não está diretamente condenando a terra, a natureza, o universo, com toda a beleza que nele há, pois tudo isso é criação de Deus e feito para o nosso usufruto. O que o apóstolo condena é a forma ilusória e egoísticos com a qual muitos de nós nos relacionamos com o mundo material. O que ele condena é o apego aos bens materiais, à riqueza, ao poder mundano, pois isso leva à frustração e ao sofrimento, porque esses bens são passageiros – e ninguém leva consigo para a vida eterna.

– Como bem esclarece o apóstolo, o que é condenável é o sentimento de cobiça por esses bens materiais, pois eles nos prende a este mundo, nos impedindo de alcançar dimensões superiores no Reino dos Céus.

“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.”

– Assim, devemos permanecer no amor do Cristo-Jesus, perseverando na fé, cumprindo Seus ensinamentos, vivendo em harmonia e amor uns para com os outros, na paz deixada pelo nosso Redentor e Mestre, o Cristo-Jesus.

– Amém!

 

 

 

 

 

Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão 

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *