A PALAVRA –
Palavra- unidade da língua escrita e falada, pertencente à uma das grandes classes gramaticais, como: substantivo, verbo, adjetivo, adverbio, numeral, etc. não se levando em conta as modificações que nela ocorrem, no seu significado. Vocábulo, unidade mínima com som e significado, escrita e falada, que tem a capacidade de exprimir ideias. Como o exemplo do grande PITÁGORAS; “As palavras são o suspiro da alma”
O que está dito acima caros amigos, não é um convite a permanecer no confuso “Suspiro da Alma”, nem como disse o escritor francês J.RENARD: “A palavra é a desculpa do pensamento”. Para mim é um sinal de evolução do homem, sinal de dinamismo, de acuidade intelectual, onde por palavras, novas palavras, sempre buscaremos ideias mais distintas, para a evolução do homem. Buscando-se Progresso, Ciência e Tecnologia, donde esta frase profunda e abrangente de palavras do genial PASCAL que disse, “A medida que se tem mais espírito, descobrimos por meio de palavras que existem mais homens originais “”
O comum que qualifica o conhecimento dito comum por certas “palavras” pode ser entendido em vários sentidos, modos e contextos diferentes. O grande e genial escritor russo A.P. TCHEKHOV disse” Não permitais à língua por palavras ultrapassar o pensamento”.
Vamos concluir dizendo, que Contistas, sábios, Santos, escritores, cientistas, poetas, jornalistas, professores e o homem comum , com uma língua afiada e bons propósitos, temente a DEUS, têm uma excelente ferramenta aguçada que melhora sempre com o uso constante . Pelas palavras, e quando no ideal a busca de perfeição sempre impulsiona os melhores, esse culto ao uso de boas PALAVRAS, nessa busca de sucesso e méritos consolida a dignidade dos homens, mas que deve-se evitar o culto da sombra que acende a vaidade.
Ailson Guedes – Médico ortopedista e Membro da Academia Medicina do Rio Grande do Norte