A PRESENÇA DE DEUS –
Quando a pessoa entrega a sua vida aos cuidados de Deus, a sua alma fica mais leve e confortante. Quando a pessoa conversa silenciosamente com Deus, a sua mente brilha com o saber de que tudo provém desta Divindade.
Quando a pessoa sente a presença de Deus em tudo, compreende que os acontecimentos causadores de muitos sofrimentos não provêm de Deus porque Deus é amor. Quando a pessoa se deixa ser guiada pelo Espírito Santo, pouco erra e muito se conhece da vida.
A vida é a centelha divina que se faz presente em cada ser vivente. É preciso conhecer a limitada vida carnal, para se almejar a eterna vida espiritual.
O nosso Redentor, o Cristo-Jesus, ao se reportar do como conversar em silêncio com o Pai Celestial, professa: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão.
Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente. E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos.”
Em verdade é dito: o conforto da alma adquire-se pelo diálogo com Deus. A conversa com Deus se faz pelo silêncio/diálogo reservado, pela consagração e pela confiança (fé). Quando a pessoa busca auto se conhecer, mais se aproxima de Deus.
A purificação da alma se adquire em aprimorar o labor nas coisas pequenas sem se apresar, e amar sem acepção.
Arca da Sagrada Aliança – Movimento Cristão