A SOBERBA PERDEU O JOGO –
Relembrando o momento com a bola nos pés, acende na mente a lembrança do ano de 1965; ano fatídico para a equipe do Alecrim FC, com a perda inesquecível do tri campeonato da cidade.
O Alecrim FC, (O Piriquito) time querido e admirado pelo bairro mais populoso e popular da cidade, vinha embalado, imbatível, com a conquista brilhante e indiscutível do bicampeonato da cidade, diante da poderosa detentora de títulos, o ABC FC.
De moral elevada, a disciplinada e bem formada equipe, já se colocava inegavelmente na prateleira de cima do futebol potiguar.
Detentora do bicampeonato (1963/ 1964), iniciou o ano de 1965 super confiante, e com muita autoridade, chegando logo a vencer os dois primeiros turnos, do total de três, da competição oficial da cidade. Já se sentindo onipotente, de salto alto e de faixa no peito.
Assim, endeusado, e se achando, foi abraçado pela soberba, a ponto de já se considerar o campeão da cidade, o que fecharia o tricampeonato.
Veio o relaxamento, a confiança exagerada, que tomou conta da equipe.
A falta de entusiasmo, o relaxamento, movida pelo já ganhou, tirou a motivação da equipe; o resultado foi desastroso. A equipe, perdeu o caminho da vitória e entrou para uma disputa final de três partidas.
Com a “morrinha”, a falta de entusiasmo impregnada nos jogadores, o Alecrim, perdeu o título, perdeu o tricampeonato, para a equipe que soube ser humilde, valorizar e enaltecer a vitória: o ABC FC.
A vitória só é cantada e conquistada com o apito final do árbitro. O jogo é decidido em campo e não fora dele. O já ganhou não existe, é pura fantasia.
A soberba, perdeu o jogo.
Berilo de Castro – Médico e Escritor