A TERAPIA DO HO’OPONOPONO –

Nesses tempos de pandemia se não ocuparmos nossa mente, diversificando os pensamentos em vez de ficarmos somente focados nas desgraças provocadas pelo vírus, mesmo escapando dele, estaremos doentes mentalmente. É o que estou observando frequentemente com amigos e pacientes. Temos que nos reinventar, encontrar alternativas para passar o tempo de reclusão associados muitas vezes a limitados  espaços com as mesmas pessoas e por longos períodos. O que fazer? É a grande questão.

Recentemente atendi uma amiga e cliente e enquanto falávamos sobre esse assunto, indaguei sobre um livro que ela conduzia.

– O que estais lendo? Perguntei, já curioso por uma nova leitura.

– Limite Zero de Joe Vitale. Destaca técnicas de superação em momentos de dificuldades, medos e períodos como estes que estamos passando na pandemia, inclusive descreve a técnica de Ho’oponopono.

– Nunca ouvi falar sobre isso. Deixa ver?. Logo na capa vem uma chamada,

“Um sistema havaiano secreto para prosperidade, saúde, paz e mais ainda”. Ao devolver o livro, comentei – Vou procurar ainda hoje!

Qual a minha surpresa que no dia seguinte ao chegar à clínica, minha secretária informa.

– Uma paciente sua mandou esse presente para o senhor. Imediatamente abri o presente e era o livro “Limite Zero”, carinhosamente oferecido por minha amiga Bernadete. Logo ao chegar em casa inicio a leitura, curioso para conhecer a secreta técnica havaiana de Ho’oponopono. O livro relata vários encontros do autor com o terapeuta e psicólogo Ihaleakala Hew Len, um divulgador do antigo sistema havaiano de cura chamado Ho’oponopono. Afinal, o que é isso, e como aplicá-lo. Uma filosofia de vida baseada na limpeza da mente de todas as perturbações, sofrimentos, mágoas e medos. Em suma, tudo de lembranças desagradáveis que se fixa em nossa mente e não conseguimos nos livrar delas, ou seja, um nível elevado e contínuo de estresse. O principio se baseia numa repetição continuada de quatro frases; Sinto muito, Me perdoe, Te amo e Obrigado.

Suas repetições como mantra, livra-nos de mágoas e momentos infelizes, que permanecem fixas na memória, poluindo a nossa mente e impedindo de superá-las  da nossa vida, bloqueando a felicidade e o bem estar.

Na linguagem havaiana “Ho’o, significa cura e ponopono é organizar e corrigir os erros”. Sinto muito e me perdoe, são palavras de reconhecimento dos erros e uma solicitação de perdão a alguma divindade, seja ela qual for, que possa tanto nos perdoar como perdoar a alguém que lhe ocasionou um mal no passado. Quanto as outras duas frases, Te amo, reconhece o quanto você se identifica com aquele fato, ao ponto de entregar todo o seu amor para libertar as energias que lhe estão impedindo de continuar em paz desfrutando a felicidade. Finalmente o Obrigado é o agradecimento pelo entendimento, a ajuda para vencer e limpar, da sua memória todas as marcas que maltratam e lhe imobiliza, impedindo de continuar em frente o seu caminho pela vida. O autor chama esse estágio de limpeza da mente, de Limite Zero onde tudo o que vier a ocupar a nossa mente sejam de novos e bons pensamentos proporcionando um ambiente de paz e harmonia em nossa vida. Um fato descrito pelo autor, sobre a convivência com o terapeuta Hew Len é que o mesmo atende seus clientes à distância sem nenhum contato, apenas conhecendo informações do paciente. Diz ele que absorve todas as dificuldades do paciente, como se as fossem suas e concentrado nos problemas, repete continuadamente as palavras Sinto muito, Me perdoe, Te amo e Obrigado. Em várias conferências pelo mundo à fora, afirma soluções tanto individuais como coletivas, mesmo à distância. Nesses casos, acho até desnecessário os vídeos atendimentos. A que ponto estamos chegando na transmissão de dados. É isso meus amigos. Se alguém se habilita ao Ho’oponopono, vamos repetir, Sinto muito, Me perdoe, Te amo e Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

Maciel Matias – Médico mastologista, [email protected]

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *