ABSURDO –
O transporte urbano em Natal é cheio de problemas que provocam constrangimento e desconforto aos usuários, principalmente aos moradores nas periferias. Em geral todos os ônibus de todas as linhas demoram muito a chegar nos pontos de parada, fixas. Essas paradas são obrigatórias, mas sempre tem alguns motoristas que passam “por fora”, irritando passageiros que aguardam por eles e não podem fazer nada, porque as reclamações não são atendidas. Um caos.
A maioria dos ônibus é velha, alguns dão a impressão que vão se desmontar, quando passam em ruas esburacadas e mal cuidadas. Nos pontos de ônibus não há iluminação, portanto ficam no escuro, onde facilmente os passageiros podem ser assaltados, pois nem segurança policial existe, principalmente à noite.
As linhas que atendem a zona sul são poucas e a desculpa é que “os moradores dessa área tem carro e não usam o transporte urbano”. Ora, e os funcionários de empresas e empregados domésticos que não tem carro próprio? Esses precisam de ônibus que, “logisticamente” não aparecem. A linha que atende a Via Costeira dispõe de poucos veículos e é traumatico para quem trabalha nos hotéis. Nem os Alternativos, que são chamados de “Suplementares”, também atendem bem aquela região.
Seria necessário colocar placas com os números das linhas dos ônibus que passam nesses lugares, para orientação dos passageiros. O secretário municipal dos Transportes deveria, de vez em quando, pegar um õnibus, nos horários de pico, tipo 7:30h da manhã, pra conhecer e vivenciar o problema. Não adianta mandar fiscal. Duvido que ele vá.
Jaécio Carlos – Produtor e apresentador dos programas Café da Tarde e Tribuna Livre, para Youtube.