O Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMRN) realizou 1.476 atendimentos no mês de abril. Deste total, 150 foram relativos às ações de coleta de leite materno realizado por meio do Programa Bombeiro Amigo do Peito, que visa diminuir o índice de mortalidade infantil no estado e atua em parceria com a secretaria de estado da saúde pública (Sesap). As unidades que atendem a região metropolitana e cidades circunvizinhas lideraram no quantitativo de atendimentos, com 1.175 registros, seguido pela Oeste (183), Seridó (110) e Alto Oeste (8).
O destaque ficou para a produção do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) que registrou aumento de mais 93% quando comparado aos primeiros meses do ano. Em abril foram realizados pelo setor 932 atendimentos, sendo 535 análises de projetos e 398 vistorias técnicas.
Quanto aos atendimentos operacionais, a corporação registrou uma queda de 26% no quantitativo de incêndios e princípios de incêndios no mês passado, quando comparado a março. No terceiro mês do ano, o CBMRN registrou 84 casos deste tipo e em fevereiro foram 140.
No litoral e em lagoas, rios e barragens do estado, os guardas vidas realizaram 15 atendimentos operacionais. Das ocorrências registradas no meio líquido, 9 foram de salvamentos aquáticos. Também foi registrada uma morte por afogamento, na barragem de Pau dos Ferros, área não monitorada pela corporação.
Houve também a busca de dois corpos em meio líquido, sendo um no Rio Potengi e outro em Santo Antônio do Salto da Onça. Já em relação às praias, as ocorrências em março foram registradas nas praias do Forte (3), Ponta Negra (2), Areia Preta (2), Meio (2), Artistas (1), Genipabú (1) e Búzios (1). Além disso, foram realizadas 2.172 orientações e 181 advertências preventivas na área litorânea.
Resumo do 1º quadrimestre – CBMRN
Atendimentos realizados – 5.018
Atendimentos divididos por regiões – RMN (4.136); Oeste (458); Seridó (384) e Alto Oeste (40)
Análises de Projetos – 1.180
Vistorias Técnicas – 1.512
Ações operacionais no litoral e em lagoas, rios e barragens do estado – 115