Um adolescente de 15 anos suspeito de usar a internet para gravar vídeos íntimos de outras vítimas adolescentes, ameaçá-las e ainda praticar tortura ao ordenar a automutilação, foi apreendido pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nessa quarta-feira (6) no município de Alto do Rodrigues, na região Oeste do estado.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o jovem também teria instigado vítimas ao suicídio.
Segundo a corporação, as investigações começaram após recebimento de informações enviadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena operações de combate aos crimes de ódio na internet.
Os investigadores constataram que o garoto teria induzido outras adolescentes a realizarem chamadas de vídeo para se apresentarem em situações íntimas. Depois, teria ameaçado as vítimas com a divulgação das imagens e identidades, caso não cometessem automutilação, entre outras ações.
Policiais civis da 60ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Pendências), com o apoio de equipes da 59ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Macau) e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Macau (DEAM/Macau), deram cumprimento, nesta quarta-feira (06), a um mandado de busca e apreensão de adolescente em Alto do Rodrigues.
De acordo com as investigações, o adolescente de 15 anos estaria envolvido com atos infracionais análogos aos crimes de ameaça, tortura e instigação ao suicídio, praticados em ambiente digital.
Ainda segundo a polícia, após ser detido, o adolescente confirmou ter praticado atos infracionais contra mais de quarenta vítimas. Ele ainda divulgou conteúdos resultantes dos atos infracionais na dark web.
O adolescente foi encaminhado para o sistema socioeducativo. “As investigações prosseguem para a total elucidação dos fatos e identificação de outras vítimas”, informou a polícia.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: G1RN