O que é ser uma adolescente? Muitas revistas costumam ligar este público-alvo a ideias de futilidade, como fofocas, intrigas e preocupação excessiva com a aparência. Mas estas meninas de São José dos Campos mostram que não é bem assim. Dando um exemplo de inovação e empatia, elas desenvolveram um app destinado a ajudar famílias que lidam com casos de Alzheimer.
Thaís, Débora, Larissa e Ana Paula são estudantes de 13 a 16 anos do Instituto Alpha Lumen, uma escola especializada em alunos de alta capacidade cognitiva, disponibilizando cursos de programação, robótica e cinema, por exemplo. Neste ambiente propício para a execução de novas ideias, as quatro formaram um grupo chamado Ownz Ladies.
A ideia de criar um aplicativo para auxiliar no tratamento do Alzheimer surgiu com a convivência que uma das desenvolvedoras possui com uma bisavó que sofre com a doença. Percebemos as dificuldades que a família dela enfrentava diariamente no tratamento da doença e percebemos que poderíamos facilitar e melhorar essa rotina com a criação do HelpAlz“, conta a página das meninas.
O aplicativo busca ser o mais completo possível, conectando pacientes, familiares, profissionais e clínicas especializadas. Com o HelpAlz em mãos, o usuário pode se informar a respeito de diagnósticos, dicas de cuidado e capacitação, mapas e muito mais. O objetivo é claro: ajudar os portadores da doença a levar uma vida mais segura e confortável.
A iniciativa das Ownz Ladies mostra que nunca é cedo ou tarde para fazer a diferença. Um mundo melhor está ao nosso alcance, basta botar a mão na massa.
*Fonte: Hypness.com