AFINAL, O QUE FAZ UM PSICÓLOGO? –

De acordo com o Código de Ética do Profissional Psicólogo (2005), ele é responsável por promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência e serviços psicológicos, baseados em padrões éticos de conduta. A psicologia, diferente do que muitas vezes a população traz como resposta a essa pergunta, não se limita a cuidar de pessoas doentes psiquicamente, seu campo de atuação vai muito além.

A inserção profissional abrange diversos ambientes como: escolas, seja pelo apoio aos estudantes e profissionais da área, sejam ofertando os serviços supervisionados de acadêmicos à população em Clínicas Escolas; na rede de atendimento à saúde como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Referência Assistencial (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Assistência Psicossocial e seus públicos específicos que são divididos em infantil e dependente químico (álcool e drogas) (CAPs, CAPs – I e CAPS – AD) e também em espaços jurídicos, empresariais ou esportivos.

Ele tem como objetivo atender a população e apresentar-se perante a sociedade como um serviço voltado para a saúde mental, de forma a auxiliar todo o público, seja ele trabalhadores, usuários, esportistas ou pacientes. Com isso, o atendimento do psicólogo é para todo ser humano em estado de sofrimento psíquico ou em busca de melhor se entender, diante de questões emocionais ou de convivência.

O trabalho desse profissional, inserido em sua área de atuação, busca promover a saúde mental, esta que merece atenção tanto quanto a que se dispensa à saúde física. Assim, dentro de suas mais diversas estratégias e abordagens, leva o paciente a entender seu sofrimento e criar alternativas para minimizar os impactos desse sofrimento retornando esse indivíduo, com toda sua subjetividade, a restabelecer sua funcionalidade social, podendo também trabalhar o autoconhecimento.

Para essa prática, o Art. 9º do seu Código de Ética do Profissional Psicólogo (2005) traz que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

A função do psicólogo em suas diversas áreas de atuação, como na Casa Durval Paiva, prioriza a humanização e universalidade nos atendimentos, com respeito à diversidade de gênero, raça, cultura, religião e crenças. A saúde mental importa. Ela é importante para todos, busque ajuda, desde já.

 

 

 

Jéssyca Martins Barros Costa – Psicóloga da Casa Durval Paiva,  CRP 17/4123

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *