Categories: Blog

Airbus A320 faz pouso de emergência na Colômbia com combustível para voar só mais 6 minutos; autoridade local investigará incidente

Painel da aeronave aponta 200 kg de combustível ao pousar, o equivalente a uma autonomia de apenas 6 minutos de voo — Foto: Reprodução

Um avião da companhia aérea colombiana Viva Air fez um pouso de emergência na última segunda-feira (17) com apenas seis minutos de combustível remanescente nos tanques.

A aeronave, um Airbus A320Neo, teria que ter ao menos 30 minutos de combustível ao pousar –é a chamada “reserva final”. A exigência, similar à adotada no Brasil, está no regulamento colombiano de aviação civil.

A Aerocivil, autoridade de aviação civil do país, irá investigar o caso, segundo o jornal El Tiempo. Em nota, a Viva Air disse que irá colaborar com a apuração.

Se um piloto tem menos de 30 minutos de autonomia de combustível, precisa necessariamente declarar emergência, sob pena de infração ao regulamento. O comandante do Viva Air declarou emergência, o que lhe dá prioridade para pouso.

Um caso conhecido de infração à norma foi a queda do avião com a delegação da Chapecoense, na própria Colômbia, em 28 de novembro de 2016: na ocasião, o piloto não relatou ao controle de tráfego aéreo que voava com combustível abaixo do mínimo exigido. Sem combustível, o avião caiu perto do aeroporto de Medellín. Ao todo, 71 pessoas morreram.

Uma foto no painel

Foi graças a uma foto feita por um passageiro que o caso do avião da Viva Air veio à tona. A imagem mostra o painel com a indicação de FOB (sigla em inglês para “combustível a bordo”) com indicação de 200 kg –ou seis minutos restantes, considerando um consumo de 2.000 quilos por hora dos Airbus A320Neo.

O voo 8332 decolou de Cali às 10h45 (hora local, 12h45 em Brasília) com destino a Riohacha. Em razão do mau tempo, o avião virou voando em círculos nas proximidades do aeroporto à espera de o tempo melhorar. Sem sucesso, seguiu para RioNegro, perto de Medellín –o mesmo onde o avião da Chapecoense pretendia pousar em 2006.

Só que as condições adversas impediram o pouso. Quando ficou com menos de 30 minutos de combustível, o avião declarou emergência e seguiu para Monterío, onde aterrissou 3 horas e 20 minutos depois de decolar de Cali.

Em nota, a Viva Air atribuiu à situação às condições meteorológicas, afirmou cumprir o regulamento colombiano de aviação e que, originalmente, o voo 8332 tinha combustível suficiente para mais do que o dobro do tempo inicial previsto de voo. A companhia disse ainda que tem trajetória impecável de segurança e uma frota moderna, e que está em contato com as autoridades aeronáuticas para investigação do caso.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,8010 DÓLAR TURISMO: R$ 6,0380 EURO: R$ 6,0380 LIBRA: R$ 7,2480 PESO…

14 horas ago

Capitania dos Portos limita número de passageiros em embarcações de passeio nos parrachos de Rio do Fogo e Touros

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira (21), a publicação…

14 horas ago

Natal em Natal: Árvore de Ponta Negra será acesa nesta sexta-feira (22)

O Natal em Natal 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira (22) com o acendimento da árvore natalina de…

14 horas ago

Faz mal beber líquido durante as refeições? Segredo está na quantidade e no tipo de bebida

Você já ouviu que beber algum líquido enquanto come pode atrapalhar a digestão? Essa é…

14 horas ago

Alcione, Flávio Andradde e Festival DoSol: veja agenda cultural do fim de semana em Natal

O fim de semana em Natal tem opções diversas para quem deseja aproveitar. Alcione e Diogo Nogueira…

15 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

1- O potiguar Felipe Bezerra conquistou o bicampeonato mundial de jiu-jitsu em duas categorias, na…

15 horas ago

This website uses cookies.