ALGUNS PECADOS DO CELULAR –
O celular moderno é um artigo extremamente necessário e totalmente presente no nosso dia a dia. E nele colocaram um bocado de ferramentas que fizeram com que as pessoas tirem mais proveito do seu uso. Algumas delas são interessantes, fantásticas e práticas. Outras são próprias para se fazer brincadeiras, algumas até muito bacanas. Outras, infelizmente, podem gerar confusões imensas e intermináveis.
Graças a imensa qualidade das fotografias tiradas do celular, a moda de se fotografar de corpo inteiro mostrando as torneadas curvas femininas tem afetado muitas mulheres. Que procuram se espelhar naquelas que mostram corpos com medidas perfeitas, gerando daí o aumento da busca por cirurgias plásticas.
A maioria delas é feita por profissionais qualificados, que merecem elogios. Mas algumas são feitas por pessoas sem a menor qualificação, resultando algumas dessas intervenções em morte ou desfiguração parcial ou completa, como mostram os noticiários na imprensa.
Mas não param aí as novas invenções do celular. Alguns aplicativos forjam situações envolvendo pessoas que, se não refletirmos bem, parecerão reais. São eles que se multiplicam de vários tipos. Muitos dos quais infernizam a vida dos atingidos. Mas que continuam a ser utilizados sem a menor cerimônia. O que gera em alguns casos distorções da realidade e muita confusão.
A tal da fake news é uma das graves manifestações pecaminosas das mídias sociais. Que encontra no celular um instrumento para se propagar, criando também celeuma e desinformação. Algo que todos combatem mas que a maioria dissemina sem a preocupação de checar se o que está sendo informado é real ou não.
Se não bastassem essas coisas que afetam a vida do cidadão, outra também preocupa muito: a criação de grande quantidade de jogos ditos infantis, que os pais usam para manterem seus filhos de tenra idade quietos. Eles substituem as babás e são incentivados seu uso, enquanto os pais executam outras atividades. E por mais que os psicólogos se posicionem contrários a essa prática, ela aumenta vertiginosamente.
Não sei onde iremos parar com essas inovações. Creio até que teremos muitas outras novidades aparecendo a curtíssimo prazo. Pois a criatividade e engenhosidade humana são inquestionáveis e reais. Mas precisamos estar atentos aos efeitos que tais invenções poderão causar.
Utilizemos as boas, para nosso bem estar. Porém, cuidemos de evitar o uso das que poderão se transformar em arma contra nós mesmos, seres humanos.
Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito