Alunos da escola públicas no Prêmio Carcará — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Alunos da escola públicas no Prêmio Carcará — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Alunos da rede pública estadual do Rio Grande do Norte receberam nessa segunda-feira (13), o Prêmio Carcará, dentro do Festival Potiguar de Audiovisual. Os estudantes produziram vídeos contando um pouco sobre a rotina deles nas localidades em que moram.

A solenidade de premiação aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.

Mais de 180 vídeos foram inscritos no festival, que tem o objetivo de incentivar os alunos a registrarem a realidade nas escolas. Cada vídeo foi produzido por um grupo de três alunos, totalizando mais de 560 estudantes, de todas as regiões do estado, inseridos no Festival.

As três melhores produções escolhidas pela comissão de seleção receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil reais, sendo R$ 1 mil para cada participante do grupo.

Participaram do evento, alunos e professores de várias cidades do estado, que concorreram ao prêmio. A orquestra Filarmônica de Jucurutu, composta por 50 alunos da rede pública, também se apresentou durante o evento.

Os professores participaram das produções fazendo o trabalho de orientação durante a realização dos vídeos.

Ao todo, 60 alunos, divididos em 20 equipes, foram selecionados pelo prêmio e receberam o certificado de participação, camiseta do projeto e uma capacitação na área do audiovisual.

As 20 equipes selecionadas irão produzir uma série de 4 documentários sobre o patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte, com foco na literatura de cordel, escultura e danças populares.

Todo o material audiovisual que concorreu ao prêmio e os documentários produzidos pela oficina vão ficar disponíveis na internet para a divulgação do trabalho dos novos realizadores audiovisuais do estado.

O Prêmio Carcará e o Festival Potiguar Audiovisual é um projeto realizado que conta com incentivos da leis Aldir Blanc e Câmara Cascudo.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *