ALVARÁ MUNICIPAL DE ATIVIDADE E NÃO DE ESTABELECIMENTO – Alcimar de Almeida Silva

ALVARÁ MUNICIPAL DE ATIVIDADE E NÃO DE ESTABELECIMENTO –

Superada está a forma como tradicionalmente os Municípios cobram o alvará de licença de atividades econômicas, dos estabelecimentos comerciais e industriais, e sua renovação anual. A começar de sua denominação de “localização e estabelecimento”, porquanto há atividades econômicas em profusão que dispensam estabelecimentos físicos, a exemplo das de geração, transmissão e distribuição de energia e de comunicação, bem assim o comércio de porta em porta ou pelos correios, que já transformou em gigantes pequenos negócios. Sem falar no cada vez mais amplo e difuso uso da internet e outros meios correlatos que possibilitam a produção e transação de serviços em quaisquer lugares.

Como se não bastasse, cobrar alvará de “localização, estabelecimento ou funcionamento” tendo em vista a área física ocupada medida em metros quadrados também já não satisfaz, porque a dimensão física pode equiparar atividades de diferentes valores. Como, por exemplo, um estabelecimento de 15 metros quadrados utilizado para venda de caldo de cana e pão estar obrigado a pagar o mesmo que outro de 15 metros quadrados utilizado para a venda de jóias ou de perfumes. Bem como também não satisfaz nem é justo cobrar o mesmo de duas ou três farmácias ou de dois ou três bares, por exemplo.

Daí porque, há de ser identificado outro critério de aferição de valor para a cobrança da Taxa de Licença de Atividade Econômica – denominação esta que se afigura mais adequada, inclusive porque em compatibilidade com o CNAE – Cadastro Nacional de Atividade Econômica – que abranja todas as atividades dos setores primário, secundário e terciário da economia, urbana e rural.
Não apenas para fazer justiça fiscal em relação aos contribuintes como para permitir uma arrecadação mais adequada para as finanças públicas locais. Para tanto observando o princípio da capacidade econômica previsto no parágrafo primeiro do art. 145 da Constituição Federal, de cuja aplicação resulta o brocardo de “quem pode mais deve pagar mais e quem pode menos deve pagar menos”.

Assim é que diversas são as variáveis de patrimônio, rendimento e atividade que devem ser exploradas para se atingir a quantificação ideal dentre as quais podem ser apontadas a receita ou faturamento bruto anual; a capacidade de produção; a classificação do estabelecimento ou mesmo o porte das instalações. Inclusive porque a retribuição da despesa pública do Município necessária à fiscalização e concessão da licença ou do respectivo alvará já não é exigência para a fixação do valor da respectiva taxa, como reiteradamente vêm decidindo os Tribunais Superiores.

 

 

Alcimar de Almeida Silva, Advogado, Economista, Consultor Fiscal e Tributário

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

  DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,4630 DÓLAR TURISMO: R$ 5,6520 EURO: R$ 6,0680 LIBRA: R$ 7,1990…

4 horas ago

Cerrado: fogo sobe 221% em agosto; veja ranking de municípios que mais queimaram

O Cerrado registrou um aumento de 221% nas áreas queimadas em agosto de 2024, segundo dados divulgados…

4 horas ago

Remédio nem sempre é indicado para tratar insônia; entenda o distúrbio e calcule se você dorme o suficiente

Todo mundo quer ter um sono de qualidade, mas é praticamente impossível ter 100% de…

4 horas ago

Justiça suspende inscrições no ‘Minha Casa, Minha Vida’ por indício de abuso de poder político e ‘ilícitos eleitorais’ em Assu

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou a suspensão de um edital do…

5 horas ago

Preso usa dados de outro e é liberado por engano antes de passar por audiência de custódia em Natal

Um preso fugiu após usar dados de outro e ser liberado por engano, enquanto ainda…

5 horas ago

Moraes multa X e Starlink em R$ 5 milhões por ‘truque’ que driblou bloqueio à rede social no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes multou a rede social X…

5 horas ago

This website uses cookies.