Transformador queimado foi recuperado no sábado (5), no Amapá — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

Foi divulgado na tarde desse domingo (8) o cronograma de rodízio de fornecimento de energia elétrica nas 13 cidades do Amapá atingidas pelo apagão da noite de terça-feira (3). A alternância no serviço acontece até a conclusão do restabelecimento total no estado, previsto pelo Ministério de Minas e Energia para o próximo fim de semana, sem dia definido.

A divisão foi feita pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e o sistema funciona com duração de pelo menos 6 horas para cada região, porque, segundo a CEA, só cerca de 65% da capacidade do sistema elétrico foi restabelecido. Em alguns locais, a luz sequer retornou.

Amapá - cronograma de rodízio de energia - Macapá 1 — Foto: CEA/Divulgação

Amapá - cronograma de rodízio de energia - Macapá 2 — Foto: CEA/Divulgação

Amapá - cronograma de rodízio - Macapá 4 e Santana 1 — Foto: CEA/Divulgação

Amapá - cronograma de rodízio - Santana 2 e Mazagão — Foto: CEA/Divulgação

Amapá - cronograma de rodízio - comunidades e cidades do interior — Foto: CEA/Divulgação

Bairros e regiões no entorno de hospitais e de serviços essenciais em Macapá e Santana vão ter o fornecimento mantido 24 horas. O retorno do fornecimento foi possível após o reparo de um dos transformadores danificados no incêndio que atingiu a principal subestação do estado.

O diretor-presidente da CEA, Marcos Pereira, recomendou que aparelhos eletrônicos fiquem desligados, fora das tomadas, para garantir segurança nessa retomada de energia.

“É melhor que ele retire da tomada esses aparelhos para que no retorno dessa energia não sofra nenhum dano. A energia tem um impulso ao voltar, o que pode ocasionar queima dos aparelhos”, comentou Pereira.

O gestor acrescentou que o sistema de rodízio deve continuar até a chegada de outro transformador que, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), deve começar a ser desmontado no domingo para ser enviado à Macapá num prazo de 15 dias.

“Lembramos que, para a segurança do sistema, não é igual fazer a ligação de um interruptor. São questões muito complexas. É necessário segurança para não causar instabilidade no sistema”, declarou Pereira, à Rádio CBN.

A CEA declarou que o fornecimento pode melhorar conforme as medidas de suporte ao sistema elétrico durante a semana, como utilização de geradores e aumento de produção da Usina de Coaracy Nunes, além do uso racional dos moradores.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *