Categories: Blog

Amazon começa a vender eletrônicos no Brasil

A rede varejista Amazon, a maior empresa de comércio eletrônico do mundo, começou a vender nessa quarta-feira (18) produtos eletrônicos no Brasil, expandindo sua atuação para além da venda de livros.

O marketplace da empresa – loja virtual que permite vender produtos de terceiros em sua plataforma – começou a ofertar aparelhos de TV, celulares, câmeras e demais acessórios do ramo.

O presidente da Amazon Brasil, Alex Szapiro, escreveu em sua página do Linkedin que um “time fantástico” trabalhou duro para lançar a loja de eletrônicos no país.

A Amazon começou a vender livros no Brasil em agosto de 2014, pouco mais de seis meses após ter entrado para valer no comércio pela internet de bens físicos no Brasil, quando a empresa passou a vender o leitor eletrônico Kindle no país.

Em nota a clientes, analistas do BTG Pactual escreveram que o investimento da Amazon no país deve ser gradual, embora “não seja uma tarefa fácil estimar os próximos passos” da empresa no Brasil.

Segundo os analistas, investimentos recentes em outros países, como a aquisição da Whole Foods nos EUA, parcerias no México para um novo centro de distribuição e aquisição de uma fatia minoritária de uma varejista na Índia, indicam que a empresa deve investir de forma gradual, “apesar do aumento dos tipos de produtos no Brasil”.

Para os analistas Fabio Monteiro e Luiz Guanais, do BTG, embora as ações de varejistas brasileiros devem continuar pressionadas no curto prazo pela expansão da Amazon, o marketplace da Amazon no Brasil não deve necessariamente significar que as empresas locais não possam ser bem-sucedidas no segmento já competitivo de comércio eletrônico.

A equipe do banco destaca que, considerando o foco da empresa nos níveis de serviço e um potencial aumento em seu tráfego nos próximos meses, a Amazon é umas das empresas que devem se beneficiar do crescimento esperado para a internet no Brasil.

“No entanto, o ritmo gradual de expansão deve ser similar ao que aconteceu em mercados como França, Itália e Japão, no qual a Amazon enfrentou concorrentes bem estabelecidos, mas conseguiu se tornar um dos top 3, com participação de mercado entre 10% e 15%”, escreveram os analistas do BTG.

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

  DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,7970 DÓLAR TURISMO: R$ 6,0140 EURO: R$ 6,0850 LIBRA: R$ 7,2990…

21 horas ago

Promotores exigem pena máxima para ex-marido de Gisèle Pelicot por dopar e estuprar mulher por anos

Os promotores do caso Gisèle Pelicot pediram a pena máxima para Dominique, o ex-marido da…

21 horas ago

Governo quer incentivar aviação regional com leilão em 2025 e foco no Norte e Nordeste

O g1 apurou que o plano faz parte do programa de concessão aeroportuária em elaboração pelo Ministério…

21 horas ago

Canetas emagrecedoras: um em cada cinco pacientes pode não responder ao tratamento, dizem especialistas

Medicamentos como Ozempic e Wegovy, popularmente conhecidos como "canetas emagrecedoras", ficaram famosas pelos resultados no…

21 horas ago

Fones de ouvido: como fazer uma limpeza completa

Dá um certo "nojinho" quando alguém fala "escuta essa música aqui" e estende o fone de…

21 horas ago

13º salário: parcela única ou 1ª parte devem ser pagas até sexta-feira; veja o que fazer se você não receber

O prazo para o pagamento da parcela única ou da primeira parte do 13º salário se…

21 horas ago

This website uses cookies.