ANIVERSÁRIO DO CLUBE DOS RADIOAMADORES DO RN: 73 ANOS –

O CLUBE DOS RADIOAMADORES fez 73 anos na semana passada e e fiz parte dessa longa trajetória por grandes e saudosos momentos de minha vida.

Eu praticamente nasci na Rua Alberto Maranhão, no Tirol, separado do Clube dos Radioamadores apenas pela Vila dos Oficiais da nossa gloriosa Polícia Militar.

Quando criança a Vila de Oficiais não era cercada nem possuía tantas residências; portanto, era fácil chegar ao vizinho  Clube de Oficiais, pular o muro para a Lagoa Manoel  Felipe, pescar de forma proibida carás, piabas  e muçuns e fugir gritando para o vigia, fardado pela saudosa Superintendência de Turismo do Estado – “ SUTUR, a minha no teu C_….”

Nesta fuga pulávamos o muro do Clube dos Radioamadores para roubar azeitonas em dois frondosos pés que existiam no estacionamento atual, até chegar em casa com a língua roxa e encarar as sandálias afetuosas de D. Francisquinha, minha mãe.

Meu pai, Cap. Hélio, era radiotelegrafista do Exército, portanto, “do ramo” dos radioamadores. Talvez daí o som em código Morse e os transmissores do Quartel já me fascinassem desde cedo, criando um amor secreto ao CLUBE.

Então veio a época da adolescência e às inúmeras festas, com o conjunto literalmente trepado no palco do mezanino, onde cabiam no máximo quatro músicos e todo mundo dançava olhando para cima para poder vê-los.

Entre aniversários e outras festas, anos depois, onde criou-se a melhor quadrilha junina de Natal, cheia de mulheres bonitas e bem fantasiadas? Exatamente no Clube dos Radioamadores!

O tempo passou, meus compromissos profissionais com a TELERN e depois com a EMBRATEL (continuou o fascínio pelas Telecomunicações) me distanciaram de Natal e por consequência do convívio com o CLUBE.

Mas o destino quis que esse velho namoro reatasse quando, anos depois de eleito pela primeira vez Presidente do Clube de Engenharia do RN, em 2007 assinasse um Convênio com os Radioamadores para administrar o espaço, que durou 10 longos anos, dos quais continuei Presidente em 05 deles.

Na reinauguração, o Clube de Engenharia, irmanado com o Clube dos Radioamadores, promoveu a festa “Nas Ondas do Rádio” que foi a primeira de várias que se sucederam, congraçando não só os engenheiros e radioamadores, mas boa parte da sociedade natalense. Inúmeros eventos como São João, Carnaval, Palestras Técnicas, Lançamento de livros, Festivais Gastronômicos, Festas de Aniversário, além do melhor point para transmitir jogos do ABC e América, da Seleção e do Campeonato Carioca fizeram a alegria desta casa.

Neste ano, com o prédio tombado desde 2013, reformado e administrado diretamente pela própria instituição, o Clube revigorou-se e está rapidamente se transformando no melhor local para a confraternização das famílias e amigos em Natal e os associados só têm o que comemorar, pois o Clube dos Radioamadores continua pujante como era antes e como sempre será.

E eu, namorado eterno, só tenho que agradecer a todas as diretorias passadas dos períodos em que convivi no CLUBE, o fazendo em nome dos atuais mandatários e amigos Toinho Ferreira de Melo e Carlos Adel, com os meus mais efusivos votos de PARABÉNS!!!

Natal, 21 de outubro de 2020.

 

 

 

Wilson Cardoso – Engenheiro 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *