Nessa sexta-feira (02), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras, informou o órgão. A suspensão ocorre devido a reclamações de clientes relativas à cobertura assistencial, negativas e demora no atendimento, recebidas no 1º trimestre de 2017.
A medida passa a valer a partir do dia 9 de junho e faz parte do monitoramento periódico realizado pela ANS, com o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Os planos de saúde suspensos possuem juntos 739.242 beneficiários. Estes clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver seus problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários.
Das 14 operadoras com planos suspensos, 4 já tinham planos suspensos no período anterior e 10 não constavam na última lista de suspensões. A ANS explica que além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.
*Fonte: G1