APLICAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA –
Nas últimas décadas, nos deparamos com o avanço exponencial das tecnologias, podemos observar esse crescimento em todos os nichos da sociedade. Nesse contexto, abordaremos um braço desse universo tecnológico, que são os jogos digitais como ferramenta facilitadora no processo de ensino da matemática.
No mercado atual existem vários jogos que podem e devem ser utilizados para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Estes mecanismos lúdicos têm como objetivo transformar uma atividade tida por muitos como árdua, em algo prazeroso e, consequentemente, aumentando a eficácia do aprendizado, principalmente nas fazes iniciais da formação cognitiva.
Com o objetivo de auxiliar o docente para utilização dessa metodologia, falaremos sobre a sua aplicabilidade de forma objetiva, citando alguns exemplos práticos que podem ser implementos no laboratório de informática da escola ou até mesmo na própria sala de aula. Partindo dessa perspectiva, o primeiro passo acontece no planejamento pedagógico, onde será definido quais os jogos serão trabalhados, onde o professor deve contextualizar esse jogo com o conteúdo que pretende abordar, outro ponto importante que temos que observar é o direcionamento correto de acordo com faixa etária e o nível escolar.
O caso que vou relatar, foi realizado na Casa de Apoio a Criança Câncer Durval Paiva, tendo como público alvo crianças e adolescentes atendidos pela classe domiciliar.
Para as atividades práticas utilizamos como recursos pedagógicos, computadores, tabletes e a internet; dividimos os alunos em dois grupos, para as crianças nas fases iniciais de aprendizagem da matemática, foram utilizados jogos do site: https://br.ixl.com/math/
Fábio Ferreira – Profissional de TI da Casa Durval Paiva