Um grupo de portugueses lançou no mercado o aplicativo “Securis”, que tem como objetivo proteger ou alertar um turista quando estiver em perigo em qualquer parte do planeta.
A ideia de Pedro Costa, Tiago Simões e Luís Zenha-Rela foi pensada como um guia virtual que qualquer usuário de smartphone pode baixar. Com esse programa, se o turista estiver em uma área não muito aconselhável por falta de segurança, o telefone vibrará para alertar que ele está entrando em uma região mais perigosa.
O aplicativo usa mapas em tempo real e o GPS para que, assim, possa ser utilizado por qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo. O app também oferece imagens divididas em áreas que, por sua vez, ajudam o usuário a circular pelos lugares mais seguros, já que as áreas do entorno têm notificações de maior ou menor segurança.
O “Securis” permite inclusive que o turista, apenas tocando o botão do “pânico”, acione a polícia e informe que se encontra em uma situação de perigo, já que sempre estará localizado pelas coordenadas GPS.
As recomendações para os estrangeiros na hora de se relacionar com os habitantes de um país também são descritas no programa que, por enquanto, está disponível apenas para smartphones que usam o sistema operacional Android.
Dada a versatilidade e utilidade do invento, o Turismo do Centro — órgão do governo português voltado especificamente à promoção desta região — decidiu dar ao app o prêmio principal que concede todos os anos a iniciativas inovadoras e eficazes do ponto de vista turístico.
Fonte: Agência EFE