A Associação Potiguar de Off Road (APO) participou nesta segunda-feira (07) de reunião no Centro de Convenções do Estado para debater uma regulamentação para uso de trilhas em dunas pelo litoral potiguar. Como resultado da reunião, o Governo do Estado anunciou o lançamento de um plano piloto para o cadastramento de passeios em áreas do município de Nísia Floresta.
O cadastramento será feito de maneira digital, por meio de um sistema na página oficial do Idema na internet. O Governo assegurou que esse sistema estará disponível até o fim do mês. O vice-governador Antenor Roberto coordenou a reunião nesta segunda.
Para o presidente da Associação Potiguar de Off-Road, Juscelino Holanda, a proposta é bem-vinda, no sentido de garantir respaldo a quem promove ou participa de passeios off-road. “Quando há um regramento, o uso da área de proteção ambiental se torna sustentável, facilitando o controle de utilização pelo Poder Público e o acesso para quem pratica o off-road consciente”, explica o dirigente da APO. “É o que vai acontecer agora, com essa APA que fará parte do plano piloto em Nísia Floresta”.
Por outro lado, Juscelino Holanda ressalta que isso não tira a importância dos praticantes da modalidade estarem organizados para ter poder de voz nas próximas etapas desse ordenamento coordenado pelo Governo. Composta por 600 membros, a APO tem participação ativa no processo, desde o início dos debates. “É fundamental estarmos mobilizados para podermos ser ouvidos”, destaca o presidente da entidade.