O Aquário de Natal recebeu quatro novos moradores. Os micos leões de cara dourada chegaram nesta quarta-feira (19) e são os primeiros de uma série de novos animais que o o local vai receber. A espécie está ameaça de extinção e corre o risco de desaparecer da natureza. “Estamos aguardando outras sete novas espécies de primatas e a Joaninha, um hipopótamo fêmea de oito anos”, explicou Douglas Brandão, biólogo e um dos proprietários do aquário.
A espécie consta como “Em Perigo de Extinção”, segundo a lista do Ibama de classificação do estado de conservação dos animais brasileiros, o número de indivíduos na natureza é muito pequeno para garantir a manutenção da espécie. Segundo a lista, o desmatamento, a caça e o tráfico de animais são as principais ameaças à espécie.
O mico leão de cara dourada é um primata pequeno, brasileiro, que habita a Floresta Atlântica, do Sul da Bahia até o extremo Nordeste de Minas Gerais. A alimentação tem como base frutas e insetos. Eles vivem em grupos, em que existe uma fêmea dominante e alimentam-se de frutos, invertebrados e pequenos vertebrados.
Os animais ganharam um recinto construído recentemente, mas não vão poder ser vistos ainda, pois estão em quarentena. “Os quatro micos já estão no recinto novo, vão passar quarenta dias se adaptando ao local e depois poderão ser vistos. Os outros recintos vão receber babuínos, macacos-de-cheiro e outras espécies de primatas”, explicou Douglas.