Morreu nessa quinta-feira (16), aos 76 anos, a cantora americana que ficou conhecida como a rainha do soul: Aretha Franklin.
Aretha Franklin silenciou em casa, em Detroit, ao lado da família. Ela já tinha anunciado, em 2017, que estava se aposentando. A última apresentação pública foi em novembro, em Nova York.
O show foi promovido pela fundação criada pelo cantor Elton John. Já era visível como a saúde de Aretha Franklin estava fragilizada.
Nesta quinta, Elton John escreveu: “Ela, obviamente, não estava bem, e eu não tinha certeza se ela conseguiria se apresentar. Mas Aretha conseguiu e arrebentou”.
Paul McCartney disse: “Vamos todos parar um momento para agradecer pela vida de Aretha Franklin, a rainha das nossas almas, que nos inspirou por tantos e tantos anos”.
“Rainha das almas”, que Paul escreveu, é um trocadilho com “rainha do soul”, como Aretha Franklin ficou conhecida – soul, em inglês, significa alma. É o gênero musical que Aretha cantava, e cantava com a alma como ninguém.
Mas Aretha também reinou no jazz. Foi a primeira mulher admitida no Hall da Fama do Rock and Roll. E também tinha, no sangue e na alma, o gospel, a música de adoração a Deus, cheia de energia, criada pelos negros americanos.
Aretha Franklin nasceu na cidade de Memphis e ainda era pequena quando se mudou com a família para Detroit. O pai dela foi ser pastor numa igreja batista onde ela começou a cantar. Foi naquele palco que a música gospel formou a base da carreira de Aretha Franklin.
O primeiro disco dela foi de gospel. Ela tinha só 14 anos. Com 25, gravou uma música do compositor e cantor Otis Redding. A letra falava de um marido que chegava em casa do trabalho e exigia da esposa respeito. Na gravação de Aretha, com arranjo próprio, quem exigia respeito era a mulher – isso em 1967.
“Respect” se tornou um hino à igualdade feminina e um dos sucessos mais aclamados de Aretha Franklin. Foi com essa faixa que ela ganhou o primeiro Grammy.
Ao longo da carreira, conquistou outros 17 Grammies e mais um de “lenda viva da música” e outro pelo conjunto da obra.
fonte: G1