DEUS NOS SALVE DO PIOR –
Caríssimo leitor deixe eu lhe confessar uma coisa: penso eu que entender a nossa história politica não é coisa para amador. Qualquer que seja a disciplina, ou ciência, que possamos tomar como suporte de entendimento, seja ela, a sociologia, a antropologia, a história, e mesmo a psicologia, para entender o Brasil não é coisa fácil.
Do ponto de vista da nossa história, tivemos o Brasil colônia, os dois impérios, e depois iniciamos a nossa Republica. Mas o que chama a atenção, é que mesmo tendo havido as passagens de um período a outro, são as repetições que mais chamam a atenção.
Em todos os períodos da nossa história politica, econômica e administrativa, foi a crença no Estado como promotor do desenvolvimento que imperou. E esse tem sido o nosso erro maior. O Estado não é promotor de desenvolvimento coisa nenhuma. Entender isso, sem paixão é que é o nosso problema.
Honestamente, gostaria que tivéssemos internamente um mundo melhor, mas infelizmente não temos. Rogo a Deus que continue pondo a mão por cima de nós e que possa nos ajudar a criar país melhor. Mas não é fácil. Sem dúvida que já poderíamos estar bem melhor, e sei que não temos o direito de colocar os nossos erros em Deus, ou em quem quer que seja. O problema sempre é nosso.
Entende que o que temos de pior é um estado canceroso, imenso que traga as forças produtivas do nosso povo, para sustentar uma máquina feroz e imobilizadora. Acreditamos que o PT iria mudar isso, mas o que vimos foi um PT que simplesmente ajudou a transformar o nosso país, de pior a péssimo.
Somos realmente uma nação de pouca sorte, pois fomos cair nas esparrela de Lula e seu ilusionismo. Passamos pelos militares, e foram eles que melhoraram ou mesmo fizeram nossa infraestrutura, que utilizamos até hoje. De lá para cá o grande plano Real que abriu o caminho para o desenvolvimento, mas que infelizmente o PT tentou acabar com ele e hoje sofremos a maior recessão da nossa historia.
Incrivelmente os petistas quebraram as nossas estatais, e não só por incompetência, mas também por roubo. Agora temos que recomeçar e espero que o governo Temer, venda as estatais e começe um Brasil novo, e que esse Brasil novo, extrai sua força da iniciativa privada e não do dinheiro arrecadado do povo brasileiro.
Adauto Medeiros, engenheiro civil e empresário [email protected]