DIMINUI O TAMANHO DO ESTADO OU NÃO HÁ SOLUÇÃO –
Estamos atravessando a maior crise financeira e administrativa da nossa história. Isso não tenho dúvidas. Tudo que a sociedade produz através dos impostos – diga-se acachapante – não é suficiente para sustentar os governos nas três esferas, isto, federal, estadual e municipal. É muito Estado.
No setor federal temos já uma divida de 4 trilhões de reais que gera um juro na vizinhança de 400 bilhões de reais Com tanto juro, como vamos ter os serviços essenciais? Como não há dinheiro para pagar o juro, ele é colocado em cima da divida, o que gera uma situação completamente sem controle.
O governo federal tem 23 mil cargos comissionados. Nada melhor do que comparar com os Estados Unidos, que é a maior economia do mundo e tem apenas 8 mil cargos comissionados, dos quais 1.200 tem que ser aprovado pelo senado.
A febre por função gratificada contamina todo o sistema público brasileiro. Será que com todo o nosso “desenvolvimento” ainda estamos com a mesma ideia do tempo de D. João VI, isto é, a nação sustentando famílias Reais e mais os amigos do Rei?
Na Monarquia só tem um Rei, na nossa tem mais de 100 mil. Como sustentar todos eles? Ou diminuímos o tamanho do Estado ou não teremos soluções.
Adauto Medeiros, engenheiro civil e empresário [email protected]