DIVERSIDADE, ANIVERSÁRIO E ÁGUA CRISTALINA –
A caminhada no domingo passado começou cedo. Decidi comemorar o aniversário do Rio Grande do Norte percorrendo todo o calçadão da diversidade em Ponta Negra. O percurso revela claramente o micro do macro do que seja nosso Estado e consequentemente o planeta, uma vez que poucas diferenças percebemos no mundo globalizado em que estamos inseridos.
No trajeto vejo os atletas no mar, os sem teto dormindo ainda no chão, grupo de jovens trocando beijos e abraços em profusão, força militar com armas pesadas em vigilância, ambulantes descarregando produtos e alguns turistas já passeando. Assim é em todo canto, uns acordando cedo, outros repousando, gêneros se misturando, animais brincando, poetas dedilhando e o marzão a todos banhando.
E é no contato com ele, depois do cafezinho de 50 centavos, que encontro a inspiração da escrita dominical. Alguns pocinhos revelam uma água transparente, cristalina, enchendo meu ser de felicidade. Como somos formados por muito líquido, temos na água uma similitude, uma cumplicidade e até uma parceria, pois sem ela não vivemos. Quando a percebemos poluída morremos um pouco. É como amor sem carinho, cinema sem pipoca, queijo sem tapioca. Quando ela rareia a vida complica Quando ela se distancia a gente implica.
Água límpida é poesia, cristalina é doce energia, acessível é felicidade, potável é saudável, a nossa frente é preciosidade. A simples visão de uma praia com águas claras é sensacional, um olheiro nos deixa bem, uma lagoa limpa é maravilha, um balneário é magistral, a água original é Deus em seu natural.
Mergulho no mar e sinto sua força. A mente pede que o espírito das águas remova a ilusão da dualidade, torne clara nossa unidade e que na compreensão sadia da diversidade que nos cerca, possa me afogar com graça e afinidade na infinidade de bênçãos divinas dissolvidas em cada molécula de hidrogênio e de oxigênio presente nas diversas águas que nos servem.
E na imersão pessoal na transparência do pocinho que me inspirou, desejei para cada leitor ter uma semana feliz. E a gratidão pelo RN que vivemos e desfrutamos.
Flávio Rezende – Jornalista e ativista social