A SEGUNDA BEM-AVENTURANÇA –
Dando continuidade ao nosso estudo sobre as “Bem-Aventuranças”, vamos falar um pouco da segunda delas: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” (Mateus 5:4).
Aqui Jesus faz uma promessa: os tristes serão consolados, por isso devem se sentir felizes. Mais uma vez poderíamos nos perguntar: pode uma pessoa triste, que chora, se sentir bem-aventurada, feliz, mesmo sob a promessa de, no futuro, ser consolada? Que pessoa é essa que – mesmo triste ou chorando – consegue ser, ao mesmo tempo, feliz, bem-aventurada?
Essa pessoa é bem-aventurada, é feliz, porque essa tristeza que ela sente ou essas lágrimas que derrama não são em relação a si mesma, mas são por causa dos outros, por ver o sofrimento de seus semelhantes, que vivem ainda iludidos pelos prazeres transitórios, ainda apegados aos bens materiais, com as coisas que não trazem a felicidade e paz verdadeiras; ao contrário, são paz e gozos transitórios. Mas Jesus lhes dá uma certeza: esses bem-aventurados que choram serão consolados um dia, porque verão esses seus irmãos (hoje iludidos) conceber a verdade – assim como eles mesmos que não concebiam antes e o concebem agora.
Esses bem-aventurados que choram serão consolados, serão totalmente felizes e recompensados quando virem seus irmãos comungarem do mesmo ideal, viverem a mesma alegria e realidade. Hoje choram por eles – amanhã sorrirão com eles! Hoje quase nada podem fazer, a não ser alertá-los, tentar acordá-los do torpor do sono da ignorância – amanhã rirão juntos dessa fase da caminhada, garante o Cristo-Jesus.
Eles são bem-aventurados porque já conceberam a verdade; choram porque veem seus irmãos ainda envoltos nas trevas da ignorância e do sofrimento; e serão consolados porque verão o despertar desses irmãos, garante o Mestre.
Assim, se já nos condoemos sinceramente com o sofrimento alheio, somos bem-aventurados; mas se ainda somos objetos de dó, por vivermos envolvidos em práticas que nos trazem sofrimento e dor, aceitemos o convite do Cristo-Jesus que nos diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30).
João Batista Soares de Lima – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.