SOARES

MENTE LIMPA E CORPO SÃO

Sabemos perfeitamente como limpar o corpo. Sabemos que água suja não limpa, mas pode até sujá-lo ainda mais. Sabemos que devemos alimentá-lo de forma saudável e nutritiva.

E a mente? Como limpar a mente? Como alimentá-la?

Quem já não ouviu a expressão: “que mente suja!” ?

Pois é… Se manter sujo o corpo físico já causa problemas sérios, quanto mais a mente!

Ver imagens diabólicas, ouvir sons pavorosos, ler histórias monstruosas, que causem impactos negativos, de medo, pavor, ódio, violência etc., não devem ter lugar na mente de quem anseia por harmonizar-se com o Divino, com o Reino dos Céus.

Como sabemos, o pensar vem antes do falar e do agir. Portanto, é de suma importância que o pensamento seja bem dirigido, para que não incorramos em linguagem agressiva e/ou ações grotescas. Certamente que não é pensando em mágoas, vingança, ódio, ou em praticar o mal que se vai poder falar com Deus!

Certa vez, ouvi Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Recife e Olinda, já falecido, falar que o Espírito se alimenta de lindas paisagens, de belas melodias, e de palavras sinceras, amáveis e verdadeiras. E eu ainda acrescentaria: e de bons pensamentos.

Os orientais sabem cultivar o silêncio, a meditação, a paz de espírito – mais do que nós aqui do ocidente. Jesus Cristo nos ensinou a orar em silêncio, em secreto.

Assim, pois, devemos evitar aquilo que, sabemos, pode nos contaminar o corpo físico e conturbar a mente, a alma, o nosso coração. Sejamos hábeis na prática do amor, da paz e da divina sabedoria; e, então, manteremos a nossa mente limpa e o nosso corpo são.

A paz seja com todos!

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *