mario-roberto-melo

TRIBUTO A SIMON PERES – 

O mundo perdeu Simon Peres nessa madrugada. Ele havia sofrido um AVC no dia 13 deste mês, o que causou muita preocupação no mundo todo, face a sua idade, pois ele já estava com 93 anos. Ele era conhecido por todos por defender um Oriente Médio sem guerras, no qual Israel pudesse viver em paz com os seus vizinhos árabes e palestinos. Simon era um judeu que nasceu em Wiszniew, então parte da Polônia, hoje denominada Višnieva,  pequena localidade na província de Minsk, que faz parte do território da Bielorussia.

Ele nasceu em 1923 e tinha apenas 11 anos de idade quando se mudou para o que então era a Palestina, sob o mandato britânico. Pois, desde o ano 70 depois de Cristo, o povo judeu foi expulso pelos romanos, ficando esse território à deriva, e sofrido várias invasões, até a criação do Estado de Israel, em 1948, pela ONU. Simon Peres foi pupilo de Ben Gurion, tendo sido deputado, ministro, primeiro-ministro e presidente já no fim da sua carreira politica, entre 2007 e 2014.

A sua reputação internacional era de um pacifista. E não foi à toda que ele recebeu o premio de Oslo, o Premio Nobel da Paz, no ano de 1994, juntamente com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat. O seu enterro está programado acontecer na próxima sexta-feira, às 11h da manhã. Tudo indica que as maiores autoridades do mundo chegarão a Israel, para prestigiar e se despedir desse que foi um grande líder do povo judeu. O Brasil deverá ser representado pelo seu embaixador. O mundo perdeu um grande ícone da paz, a quem presto esse tributo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *