SALOMÃO –
Salomão, importante personagem bíblico, era filho de Davi e tornou-se o terceiro rei de Israel.
O rei Davi estava muito velho, e via que seus dias chegavam ao fim. Chamou, então, o filho Salomão e disse:-Você reinará em meu lugar. Por isso, guarde os Mandamentos de Deus e governe segundo a Lei do Senhor. Somente assim, será abençoado e próspero. Em seguida, Davi morreu. Salomão foi proclamado rei. Subiu ao Trono com 20 anos. Consolidou seu reino, ao casar com a filha de um faraó do Egito, e firmar um tratado comercial com Hiram, rei da cidade fenícia, Tiro.
Um dia, Salomão estava dormindo, quando Deus lhe apareceu em sonho e disse: -Peça o que quiser, que dar-lhe-ei.
Salomão, então, pediu-lhe: – Senhor, dê-me um coração sábio, para julgar o povo, prudente para separar o bem do mal, e reinar com justiça.
Deus ficou feliz com o pedido de Salomão e disse:- Porque você não me pediu riquezas, nem vida longa, mas preferiu pedir sabedoria, eu lhe darei tudo: riquezas, vida longa e um coração sábio como nenhum outro já teve. Salomão acordou e entendeu que tivera um sonho com Deus. Foi a Jerusalém, e agradeceu ao Senhor diante da Arca da Aliança.
Algum tempo depois, a sabedoria de Salomão foi provada. Duas mulheres se apresentaram em sua presença, e uma delas falou: -Meu rei, eu e esta mulher moramos na mesma casa; eu dei à luz um filho e dias depois ela também. À noite seu bebê morreu, porque ela deitou-se sobre ele. Então, ela se levantou e, aproveitando-se do fato de eu estar dormindo, trocou os bebês. Quando acordei, vi o bebê morto ao meu lado, mas logo reconheci que não era o meu. A outra mulher disse: – Não!!! O filho vivo é meu! E assim as duas discutiram diante do rei.
Salomão ordenou que trouxessem o bebê e o colocassem no degrau do trono, diante das mulheres. Logo depois, disse: – Tragam uma espada! Vamos cortar o menino ao meio e dar uma parte para cada uma. A primeira mulher sentiu uma dor no coração pelo bebê e falou: – Não faça tal coisa, meu rei, dê o bebê a ela, mas não mate a criança! A outra dizia: – Melhor assim! Nem para mim, nem para você! Então o rei respondeu:- De maneira alguma façam mal à criança, mas entreguem-na para a primeira mulher; ela é a mãe verdadeira!
E todo o povo de Israel admirou a sabedoria do rei Salomão. Suas sentenças foram tão sábias, que vários séculos depois de seu reinado, a expressão “Justiça de Salomão” ainda era usada e exprimia sentimentos de imparcialidade.
Salomão herdou de seu pai um reino extenso, que ia do rio Eufrates até a fronteira egípcia. Reinou de 970 a 930 a. C.
Diz a Bíblia que Salomão proferiu 3 mil sentenças, e que a sua sabedoria atraía todos os povos. Até das terras mais distantes, vinham nobres e príncipes em busca de seus conselhos. Entre as visitas famosas, consta a da Rainha de Sabá, cuja história é repleta de mistérios. Os etíopes acreditavam que seus imperadores eram descendentes de Salomão e Sabá.
Salomão tinha um enorme palácio em Jerusalém e residência de verão nas montanhas do Líbano. Segundo a Bíblia, seu trono era de marfim, decorado com ouro. Todos os copos do rei eram dourados. Salomão, segundo a Bíblia, teve 700 mulheres, desposou filhas de príncipes moabitas, edomitas, hititas e de outros povos que cercavam Israel e Judá. A sua grande obra foi a edificação do Templo de Jerusalém, que começou em 959 a.C. e só terminou sete anos depois.
São atribuídos a Salomão 1005 cânticos, inclusive o Cântico dos Cânticos e o Salmo 127. Os provérbios reunidos num livro pela tradição judaica, que passaram a fazer parte do Antigo Testamento, também são atribuídos a ele. Após a morte de Salomão, sua grande sabedoria e conselhos que pregou não evitaram que as dez tribos de Israel se separassem da tribo de Judá, formando seu próprio estado.
Violante Pimentel – Escritora
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Carissima Violante Pimente, aceite meus parabens. Irretocavel o seu artigo sobre o rei Shilomo que em portugues significa Salomao.