AS ETAPAS DA VIDA –
A vida tem suas fases bem definidas e distintas. É a sequência natural da existência humana.
Jamais a vida deveria sofrer inversões em suas etapas, a ponta de não serem bem vividos e aproveitáveis.
Todas elas, correndo em suas faixas próprias e livres, sem atropelar nem atrapalhar ninguém. Quando acontece de fugir dessa sequência, a coisa perde o seu brilho , perde a sua essência.
Não há graça ver um menino querendo ser velho, nem um velho querendo ser criança. Não quero dizer com isso, que o idoso não se cuide, não se trate, não se arrume; que não tenha lá as suas vaidades e seus relances esporádicos de criança; como também, admitir que a criança em certos momentos da vida, assume atitudes e comportamentos do idoso. São acontecimentos fugazes e inexpressivos.
As mudanças dessas fases fora de época não são empolgantes , nem desejadas. Diz a sabedoria popular: Cada sagui no seu fio de alta tensão.
Isso dito, é reforçar que todos os momentos da vida, são ou deverão ser ocupados pelos seus instantes adequados e especiais para cada idade.
Assim, com certeza, passamos a aproveitar da maneira melhor possível todas as etapas que a vida nos proporciona e, vivê-las bem e saudável em toda sua plenitude.
Berilo de Castro – Médico e Escritor, [email protected]