Um dos maiores atletas da história do Rio Grande do Norte, Marinho Chagas, dá nome à Medalha do Mérito Esportivo que a Assembleia Legislativa instituiu para os desportistas que contribuem com o esporte potiguar e que será entregue, na próxima segunda-feira (11), a dez personalidades. São atletas, ex-atletas, locutores esportivos e jornalistas que serão agraciados com a honraria, em solenidade que irá acontecer às 9h, no plenário da Casa. Em paralelo ao lançamento e entrega das medalhas, haverá uma exposição de material relacionado à Copa do Mundo, que faz parte do acervo do jornalista Alexandre Gurgel.
O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) destacou o valor do esporte: “É uma das mais democráticas e eficientes ferramentas de inclusão. Além de afastar a juventude das drogas e do mundo do crime, contribui com a qualidade de vida da população e, consequentemente, com a melhoria na saúde das pessoas. Reconhecer as pessoas que enaltecem o esporte e que incentivam a prática no Estado é o mínimo que devemos fazer”, afirmou.
Marinho Chagas foi o jogador potiguar de maior sucesso na Seleção Brasileira de futebol, considerado o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974 e a medalha com seu nome foi instituída pela Mesa Diretora do Poder Legislativo do RN recentemente, em reconhecimento a sua trajetória.