Cantores potiguares, como José Orlando e Fernando Luiz, acompanharam na plateia a aprovação do projeto que cria o Dia do Brega no RN — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi
Cantores potiguares, como José Orlando e Fernando Luiz, acompanharam na plateia a aprovação do projeto que cria o Dia do Brega no RN — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou nessa terça-feira (23), por unanimidade, um projeto de lei que cria o Dia do Brega no estado.

O projeto agora vai para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) para poder virar lei estadual. Caso seja aprovada, a data passa a ser comemorada no dia 1º de junho no calendário oficial potiguar.

O projeto é de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSBD) e busca valorizar a cultura e fomentar o gênero musical, de grande influência no Brasil, mostrando a relevância dele no Rio Grande do Norte.

A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do cantor Carlos Alexandre, um dos principais expoentes potiguares do estilo, que fez sucesso na década de 1980. Ele morreu em 1989, aos 31 anos de idade.

Cantores potiguares do gênero musical e de outros ritmos – como José Orlando, Fernando Luiz, Nara Costa e Yrahn Barreto – acompanharam a sessão plenária da plateia e comemoraram a instituição da lei.

O cantor José Orlando contou que os artistas pensam em fazer um evento para comemorar a data já neste dia 1º de junho.

“Veio na hora certa, porque nós estávamos precisando de mais incentivo. E, através dessa lei aprovada hoje, neste exato momento, pegou a gente até de surpresa. Nós não tínhamos nada preparado para o dia 1º, mas nós vamos preparar com certeza”, disse o cantor.

Para o deputado Ubaldo Fernandes, autor do projeto de lei, o projeto “faz justiça aos tantos amantes desse gênero musical, compositores, intérpretes, músicos e apreciadores”.

Ele reforçou ainda que a data escolhida, no 1º de junho, em referência a Carlos Alexandre, é uma homenagem “ao maior artista do gênero brega que o Rio Grande do Norte já teve, conhecido nacionalmente”.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *