A polícia da Alemanha foi acionada para uma ocorrência no maior shopping center da cidade de Munique, o OEZ (Olympia-Einkaufszentrum), nesta sexta-feira. Testemunhas relataram tiros e muita correria. Segundo a imprensa alemã, entre dez e 15 pessoas morreram no ataque. A polícia, no entanto, confirmou nove mortos. Por meio do Twitter, as autoridades informaram que estão investigando se o nono corpo encontrado no shopping center pertence a um dos atiradores.
Por conta do ataque, o centro comercial, que fica no bairro de Moosach, foi esvaziado. Diversos vídeos com pessoas correndo para fora do local estão sendo publicados nas redes sociais. Segundo a CNN, um grande número de policiais atendeu o chamado no local. Ainda não há detalhes oficiais sobre as circunstâncias dos disparos. Algumas pessoas que estavam no centro comercial relataram que um homem teria entrado no local e atirado aleatoriamente.
Autoridades declaram estado de emergência em Munique. O transporte público da cidade está suspenso e o festival de música Tollwood foi cancelado. A chanceler alemã, Angela Merkel, convocou para amanhã, em Berlim, uma reunião de seu Conselho Federal de Segurança. No momento do ataque, a chanceler estava começando suas férias nos Alpes, enquanto seu ministro do Interior teve que interromper uma viagem pelos Estados Unidos para retornar a Berlim.