Em outubro, a atividade econômica recuou 0,3% na comparação com o mês de setembro. No entanto, na comparação trimestral, o trimestre terminado em outubro apresentou desempenho melhor do que o terminado em julho, com crescimento de 1,2%. Na comparação anual também o resultado foi positivo.

Os dados do Monitor do PIB foram divulgados nesta quarta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dos três grandes setores produtivos, apenas a agropecuária demonstrou crescimento em outubro, de 3,2%.

Entre as atividades, além da agropecuária, também se destacaram com crescimento em outubro transportes, serviços imobiliários e a atividade extrativa mineral. Apenas três atividades apresentaram retração; a construção, os impostos e os serviços de informação.

Segundo a FGV, o desempenho de outubro reflete a baixa atividade da indústria, dos serviços, a queda no consumo das famílias e a queda ainda mais acentuada na formação bruta de capital fixo, ou seja o quanto as empresas investiram em bens como máquinas e equipamentos que servem na produção dos produtos finais.

No entanto, houve crescimento tanto da exportação quanto da importação, no trimestre móvel terminado em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a FGV, o consumo das famílias vinha crescendo desde maio de 2017 até abril de 2018, quando recuou em função da greve dos caminhoneiros, e em julho voltou a se recuperar, mantendo praticamente estabilidade. Os destaques neste componente foram o consumo de serviços e de produtos duráveis, especialmente veículos.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *