Uma audiência pública realizada na tarde dessa terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte debateu a revitalização do comércio no centro da cidade de Natal. A discussão foi acompanhada por moradores e lojistas da região.
Entre as motivações para a realização da audiência, está o baixo movimento pelas ruas do bairro. Os participantes também apresentaram propostas como alternativas para evitar a saída de comerciantes e consumidores do centro de Natal.
Dona de restaurante no bairro, Maria Célia explicou sobre como a ausência de movimento na região tem atrapalhado o comércio e a geração de empregos. “A gente não quer demitir ninguém, mas sem receita, como vamos fazer? Eu tinha 11 funcionários, agora estou cinco, ou seja, mais de 50% da equipe foi demitida. Os comerciantes não podem esperar mais”.
A infraestrutura para segurança pública na área também foi questionada pelos moradores do bairro. Além da ausência de público para o comércio local, o contexto imobiliário do centro também está afetado. São muitos imóveis com placas para aluguel e para venda.
“O centro da cidade, já foi um bairro muito movimentado e hoje há uma forte migração para outros bairros. Estamos propondo várias alternativas para o poder público, temos que ter um programa habitacional, trazer as repartições para o centro e um plano de segurança pública” afirmou o deputado estadual Ubaldo Fernandes.
“A região é muito escura, tem assaltos demais. Esse local era muito movimentado, agora é só escuridão”, completou o autônomo Guilherme Hollanda.
Presente na reunião, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, apontou a mudança no perfil do comércio local como motivo para o baixo movimento na região.
“Parte do comércio localizado na Cidade Alta, que hoje vive um período de crise, também está centralizada em áreas de shopping centers, que possuem uma infraestrutura diferente. Atualmente a área tem abertura de clínicas, escritórios, serviços de forma geral, mudança de postura e empreendimentos”, disse.
Sobre o projeto de revitalização, o secretário explicou que já esteve reunido com representantes do comércio e citou parte do projeto para a revitalização da área.
“Discutimos a reforma de onde eles estão e também a construção de um novo equipamento público para essa finalidade. Isso está em discussão e certamente vai avançar nos próximos meses”, afirmou Thiago.
Fonte: G1RN