Projeto mostra como deverá ficar a via com implantação de binário  — Foto: STTU/Divulgação
Projeto mostra como deverá ficar a via com implantação de binário — Foto: STTU/Divulgação

A Prefeitura do Natal vai transformar a Avenida Jaguarari e a Rua São José em um binário – com sentido único de veículos em cada uma delas. As obras para adequação das vias deverão durar 90 dias, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital potiguar.

De acordo com a prefeitura, a obra envolve requalificação, acessibilidade do passeio, paisagismo e implantação de ciclovias ao longo das vias – além do recapeamento asfáltico e revitalização da sinalização viária na região.

Com a implantação do binário, as vias funcionarão da seguinte forma:

  • Avenida Jaguarari passará a ser mão única no sentido Sul, no trecho entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio.
  • Rua São José terá o fluxo dos veículos em mão única no sentido Centro no trecho entre as avenidas Lima e Silva e Alexandrino de Alencar.

A STTU anunciou também a repaginação do passeio com calçadas acessíveis, com superfície regular e antiderrapante. O investimento em recapeamento, sinalização e arborização é de R$ 7.390.684,00.

De acordo com o órgão, esse será o primeiro binário implantado no sentido perpendicular aos já existentes na cidade. A obra também contempla a construção de meio fio em concreto, execução do pavimento, instalação do piso tátil e plantio de árvores.

“Essa estrutura do binário não é um projeto recente. A prefeitura começou a instalar binários por volta de 2013 e 2014, com as mudanças no entorno da Arena das Dunas, e que mostraram bastante viabilidade, porque dobra, no mínimo, o número de faixas em determinado sentido. A gente vem há três anos estudando o corredor da Jaguarari e São José”, afirmou o diretor do Departamento de Planejamento da STTU, Newton Filho.

De acordo com ele, o objetivo é desafogar, em parte, o fluxo de veículos no sentido da Zona Leste para a Zona Sul da cidade e também o contrário, concentrado nas avenidas Salgado Filho, Romualdo Galvão Prudente de Morais. “Esses corredores já estão com um nível de serviço bastante elevado”, considerou.

De acordo com ele, a avenida Jaguarari atualmente recebe cerca de 30 mil veículos diariamente e a rua São José outros 20 mil veículos por dia.

O projeto foi divulgado pela prefeitura após protestos de moradores por causa do corte de árvores na avenida Jaguarari. O serviço chegou a ser suspenso, mas será retomado, segundo a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Mobilidade, sem a supressão da vegetação no canteiro central não é possível realizar as obras de acessibilidade nas calçadas da via. A prefeitura ainda afirmou que novas árvores serão plantadas nas calçadas.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *