Os banhistas que frequentam a orla de Ponta Negra, na Zona Sul, e da Praia do Meio, na Zona Leste, têm uma reclamação constante e em comum: o descaso com os banheiros públicos das duas regiões.
Os frequentadores das duas praias reclamam que, além de os banheiros permanecerem durante muito tempo fechados, eles também apresentam um fedor constante, que incomoda a todos que passam pelo calçadão e até na rua.
“Além do fedor que se sente aqui, não tem como usar. Eu já vim com a minha mãe, com meu filho e é impossível usar esses banheiros. Os únicos que funcionam são os próximos à quadra de vôlei, porque os praticantes cuidam do banheiro”, reclamou a funcionária pública Letícia Jalil, que caminha diariamente em Ponta Negra.
O comerciante Givanilson Rodrigues, de Ponta Negra, conta que ele e outros colegas que trabalham na região mantêm a limpeza em um dos banheiros como forma de atrair os clientes para aquele trecho. “Quem está cuidando do banheiro infelizmente somos nós do ponto. E ele é aberto. E todo dia o rapaz chega para fazer a limpeza”, falou.
Na Praia do Meio, na Zona Leste, a situação é semelhante. A ambulante Francineide Medeiros, conta que tem dias que o mau cheiro espanta inclusive os banhistas e clientes de barracas. Segundo os comerciantes da região, há muito tempo não há uma manutenção nos banheiros da orla – e nem limpeza constante por parte da prefeitura.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) disse que os banheiros públicos da orla sofrem com um problema crônico de depredações e vandalismo. Esses equipamentos haviam sido terceirizados e estavam sob a responsabilidade de uma empresa, que cobrava pelo uso, mas o contrato foi encerrado.
“Infelizmente, devido ao grande número de ações criminosas nesses equipamentos, com registros de furtos, roubos, depredações, ameaças e até sequestro, a empresa responsável pela administração dos banheiros das orlas solicitou o distrato do contrato e eles retornaram para gestão do município”, disse a Semsur.
Segundo a pasta, em 2020 foram gastos cerca de R$ 300 mil em reparos e reposição de peças dos banheiros das orlas de Ponta Negra e da Praia do Meio. “A Semsur tem planejado para o início de 2021 a reforma estrutural e reposição de peça de todos os banheiros”.
Sobre a sujeira, a secretaria disse que “continuamente envia equipes para realizar a limpeza dos equipamentos, porém, infelizmente, as ações se tornam insuficientes em decorrência da má educação de alguns”.
Fonte: G1RN