Em partida atrasada – e paralisada – pela chuva, Beatriz Haddad Maia estreou com vitória em Wimbledon. A brasileira, 20ª do ranking da WTA, superou a polonesa Magdalena Fręch (58ª), por 2 sets a 0. As parciais foram de 7/5 e 6/3, em 1h50min. Com o resultado, Bia avança à segunda rodada do Grand Slam e enfrentará a colombiana Camila Osorio, atual número 84 do mundo. O jogo está marcado para quinta-feira (4).
– Foi um jogo duro, uma primeira rodada de Grand Slam contra uma adversária perigosa. Estou feliz com a minha atitude, com o espírito de competitividade e principalmente por ter enfrentado os momentos duros com bastante coragem. Agora vou trabalhar o meu corpo, cuidar da minha cabeça e me preparar para amanhã para enfrentar a Camila Osório, que é uma sul-americana também. É muito especial ter duas sul-americanas se enfrentando num Grand Slam. Vai ser duro, mas me sinto preparada e competitiva – disse a tenista brasileira.
Os primeiros dias do torneio de Wimbledon têm sofrido com a chuva, que causa atrasos no calendário de jogos. O confronto entre Bia e Magdalena, por exemplo, estava marcado para terça-feira (2), mas acabou adiado. Nesta quarta (3), ainda começou bem depois do horário previsto e precisou ser paralisado após dois games disputados. As atletas chegaram a deixar a quadra e só voltaram depois que o clima melhorou.
Bia e Magdalena já tinham se enfrentado duas vezes antes de Wimbledon, sempre com vitórias da brasileira. Em 2022, o triunfo veio por 2 sets a 1 no WTA de Birmingham, torneio que terminou com título de Beatriz Haddad Maia. No ano seguinte, o placar foi de 2 a 0 em Montreal.
Com campanhas irregulares em 2024, Bia perdeu algumas posições no ranking da WTA. Por isso, chegou a Wimbledon como 20ª do mundo e em busca de um título inédito de Grand Slam. No ano passado, na grama inglesa, a tenista brasileira alcançou as oitavas de final da chave de simples, mas precisou abandonar o jogo contra Elena Rybakina, atual número 3 do mundo.
Na edição de 2024, Bia ainda participará da disputa de duplas femininas em Wimbledon. Ela jogará ao lado da compatriota Ingrid Martins. A estreia, contra as russas Irina Khromacheva e Kamilla Rakhimova, também está prevista para quinta-feira (4).