Beatriz Haddad Maia em Roland Garros — Foto: Clive Brunskill/Getty Images
Beatriz Haddad Maia em Roland Garros — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Beatriz Haddad Maia derrubou um tabu nesta quinta-feira. A número 14 do mundo pela primeira vez passou da segunda rodada na chave de simples de um Grand Slam de tênis. No saibro de Paris, a brasileira venceu por 2 sets a 1 a russa Diana Shnaider, 108ª do ranking da WTA – parciais de 6/2, 5/7 e 6/4 em 2h43min. Um jogo que começou tranquilo e terminou tenso, mas com vitória de Bia para avançar à terceira rodada de Roland Garrros.

Em busca de uma vaga nas oitavas de final, Bia enfrenta na próxima fase Ekaterina Alexandrova, 23ª do ranking. A brasileira levou a melhor nos dois confrontos no histórico com a russa.

Foi apenas o primeiro confronto entre Bia e Diana, e a número 14 do mundo não deu chances à russa de apenas 19 anos. A brasileira foi bastante agressiva e dominante no primeiro set. A adversária cresceu na segunda parcial e conseguiu empatar. Só que Bia se recuperou no terceiro set e venceu para avançar à terceira rodada, garantindo sua melhor campanha em chave de simples de um Grand Slam. Ao fim do jogo, a brasileira, que completou 27 anos na terça-feira, ganhou “parabéns para você” da torcida de Roland Garros.

Retrospecto de Bia Haddad em simples de Grand Slam

CampeonatoAnoFase
Australian Open20231ª rodada
Australian Open20222ª rodada
Roland Garros20222ª rodada
Wimbledon20221ª rodada
US Open20222ª rodada
Australian Open20192ª rodada
Wimbledon20192ª rodada
Australian Open20182ª rodada
Roland Garros20171ª rodada
Wimbledon20172ª rodada
US Open20171ª rodada

Em seu histórico nas duplas, Bia já foi finalista de Grand Slam. Ao lado da cazaque Anna Danilina, ficou com o vice-campeonato do Australian Open de 2022. A brasileira segue também na chave de duplas de Roland Garros. Ao lado da belarussa Victoria Azarenka, ela atropelou na estreia Tereza Mihalikova e Kaia Kanepi por 2 sets a 0. Na segunda rodada, as adversárias serão as americanas Jessica Pegula e Coco Gauff, ambas do top-10 de simples.

O jogo

Assim como na estreia contra Tatjana Maria, Bia foi agressiva e dominante no primeiro set. A número 14 do mundo já abriu o jogo com uma quebra de serviço. Diana Shnaider devolveu na mesma moeda logo na sequência. A brasileira então deslanchou e venceu quatro games seguidos (5/1). Ela teve três chances de fechar o set no sétimo game, mas a russa não jogou a toalha e confirmou o serviço. Bia manteve o ritmo forte no saque e selou a vitória na parcial: 6/2.

Parecia que o segundo set seria mais um passeio. Bia abriu com uma quebra e confirmou o saque para abrir 2/0. Só que Diana aos poucos cresceu no jogo e assumiu a liderança (4/3) mesmo depois de pedir atendimento médico com dores no ombro esquerdo. A brasileira salvou um set point no décimo game, mas não evitou a derrota na parcial: 7/5.

O equilíbrio se manteve no terceiro set. Bia conseguiu a primeira quebra no quinto game e quase conseguiu vencer novamente no serviço da russa no sétimo game. Diana, porém, se recuperou, devolveu a quebra e empatou a parcial no oitavo game (4/4). No momento decisivo, a número 14 do mundo cresceu. Com sete pontos seguidos, quebrou a russo e conseguiu um triplo match point. Bia cometeu uma dupla falta e um erro não forçado, mas não deixou escapar a terceira oportunidade de fechar o set e o jogo: 6/4.

Ingrid Martins vence nas duplas

 

O Brasil manteve o 100% de aproveitamento na chave de duplas femininas de Roland Garros. Depois das vitórias de Bia e de Luisa Stefani na quarta, Ingrid Martins também passou da primeira rodada. Vice-campeã de duplas do WTA 250 de Rabat na semana passada, a brasileira fez parceria com a belarussa Iryna Shymanovich e venceu a romena Irina-Camelia Begu e a ucraniana Anhelina Kalinina por 2 sets a 0 – parciais de 6/2 e 6/4.

– Feliz com essa vitória e principalmente com a mentalidade e forma como jogamos. Fomos corajosas, fomos para frente. Animada para seguir aqui, aprendendo e desfrutando cada momento. Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram nessa jornada até aqui. É só o começo – disse Ingrid.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *