BIOMEDICINA –
Recentemente foi noticiado nos principais jornais do país, que a estudante Patrícia Linhares de 45 anos foi ridicularizada por 3 meninas da instituição universitária por estar cursando biomedicina com essa idade. Mais que curso é esse que fez essa jovem senhora realizar o sonho em cursar, e que também tem despertado o desejo de muitos jovens. Então vamos lá.
A Biomedicina é um campo multidisciplinar que atua entre a Biologia e a Medicina. De maneira geral, essa área se dedica ao estudo das doenças animais e humanas e suas causas, como microrganismos, bactérias, vírus e fatores ambientais.
O objetivo principal da profissão é auxiliar a encontrar soluções por meio de tratamentos e produção de vacinas ou medicamentos para patologias que afetam os seres humanos. O biomédico pode desempenhar várias funções durante o seu dia a dia de trabalho.
As atividades vão desde a manipulação de substâncias para criar determinados produtos, desenvolvimento de medicamentos, análise do metabolismo de vegetais e animais, até o estudo dos efeitos de remédios, interpretação de exames e realização de processos de reprodução humana e fertilização.
O curso de Biomedicina tem o objetivo de capacitar os alunos para executar, elaborar e formular pesquisas, projetos ou estudos nos diversos setores da Biologia. A graduação também se preocupa com a formação de profissionais competentes, aptos a exercer atividades como a execução, coordenação e supervisão de trabalhos de nível tecnológico.
Para isso, é fundamental se dedicar aos estudos e caprichar na disciplina e no foco. Afinal, as matérias de Biomedicina costumam ser complexas, voltadas para a área da Física, Química e Biologia. Tudo isso dialogando diretamente com o sistema do corpo humano e de animais.
Os biomédicos atuam primordialmente no diagnóstico e na pesquisa de doenças que afetam os seres humanos, desenvolvendo atividades de identificação, análise e investigação de microrganismos causadores de infecções, bem como medicamentos e vacinas.
No entanto, também podem atuar com medicina nuclear, procedimentos de radioterapia, estudo de patologias genéticas e análises forenses. Assim, se você tem dúvidas de onde trabalhar com Biomedicina, saiba que o profissional exerce suas atividades em locais como:Vigilância sanitária, órgãos de saúde pública, bancos de sangue, institutos de pesquisas, clínicas, hospitais, faculdades privadas e públicas. Além de exercer várias atividades, o profissional também encontra diferentes áreas de atuação em Biomedicina, fazendo dessa profissão uma excelente oportunidade para seguir carreira. Quer saber quais são? Confira a seguir!
Análises Clínicas
Essa é uma área bem tradicional e a mais procurada. Nesse caso, o profissional deve interpretar e realizar exames laboratoriais, como biópsias, de urina, de sangue, entre outros. O ramo de atuação inclui clínicas, hospitais e grandes laboratórios.
Estética
Trata-se de um mercado em expansão e que proporciona ótimas oportunidades. Muitas pessoas estão em busca de tratamentos cirúrgicos e estéticos e, assim, surgiu uma grande demanda por biomédicos que tenham competências técnicas.
Terapia Celular e Hemoterapia
Os biomédicos que atuam em processos relacionados a componentes onco-hematológicos e hematológicos podem trabalhar em clínicas, hospitais, bancos de sangue, de cordão umbilical e de medula óssea.O especialista nesse campo atende a um mercado com uma demanda crescente e bastante exigente, aumentando as chances de se destacar no mercado.
Voltando ao assunto da Patrícia que foi vítima de etarismoem Bauru- SP. Ela recebeu no mesmo dia apoio de alunos do curso que se indignaram com o preconceito e com a falta de empatia com à colega, e também foi presenteada com uma Bolça de Estudos na Inglaterra. O mundo da volta.
Gleydson Batalha – jornalista e apresentador do programa O Melhor da Noite