O projeto de enrocamento da praia de Ponta Negra, em Natal, entrou em uma nova fase nesta semana com a instalação dos blocos de concreto A previsão é de 10 meses para a conclusão dessa etapa.
Os blocos de concreto já podem ser vistos – ainda não instalados – por quem passa pela Via Costeira. Eles serão colocados da altura do hotel Serhs até o início do calçadão de Ponta Negra – nesse trecho final já existe uma proteção até a altura do Morro do Careca.
A obra está orçada em R$ 75 milhões, recursos do governo federal com contrapartida da prefeitura de Natal. Ao todo, serão 19 mil blocos de concreto instalados no trecho.
“Vamos iniciar a colocação dessa proteção costeira, que é o primeiro passo para chegarmos à engorda da praia de Ponta Negra”, disse o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes.
Cada bloco de concreto que será instalado pesa em média 2 toneladas e meia, segundo a Seinfra. A ordem de serviço foi assinada em outubro do ano passado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.
O projeto total é de enrocamento e engorda da praia – a segunda etapa ainda não foi autorizada – e pretende proteger a orla e alargar a faixa de areia. A licença ambiental só foi liberada para o enrocamento.
A fase engorda poderá acontecer paralelamente caso as pendências com as licenças ambientais sejam sanadas.
“Estamos dependendo da licença do Ibama e do Idema para que possamos fazer a licitação. E a engorda será uma etapa que poderá ser feita concomitantemente com o enrocamento, já que nós temos mais de 2 quilômetros de enrocamento prontos”, explicou o secretário da Seinfra.
Em nota, o Idema informou que encaminhou “uma solicitação de providências com questionamentos levantados pela sociedade que esteve presente na audiência pública e pelo órgão ambiental” e “aguarda o retorno da Prefeitura quanto aos questionamentos feitos para seguir com a análise processual”. “O empreendedor tem o prazo de 60 dias para responder”, finalizou a nota.
Engorda
A engorda se trata de um aterro que será colocado ao longo da enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixo e 50 metros na maré alta.
O desmembramento das obras em dois projetos foi sugerido pelo Idema em 2019 diante da possibilidade de o município perder prazos e recursos para a execução.
Ao todo, a previsão é de que seja utilizado cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para obra da engorda, proveninente de uma jazida. Segundo a Seinfra, a gramatura da areia da jazida é semelhante à da praia de Ponta Negra.
Fonte: G1RN